Levantamento eleitoral realizado pelo Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira (13) aponta que a polarização do último pleito prossegue nas intenções de voto para 2026. Segundo a pesquisa, nos cenários em que o presidente Lula (PT) e o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) são possíveis candidatos, ambos aparecem empatados pela margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O ex-presidente, no entanto, está inelegível, juntamente com seu candidato a vice em 2022, General Braga Netto. A chapa de Bolsonaro foi considerada inelegível em duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A primeira ação, julgada em junho de 2023, relaciona-se com a práticas de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião no Alvorada com embaixadores estrangeiros.
A segunda condenação, por abuso de poder político e econômico, está atrelada às comemorações do Bicentenário da Independência, realizadas no dia 7 de setembro de 2022, em Brasília e no Rio de Janeiro. A decisão aconteceu em 31 de outubro de 2023
Com abrangência nacional, a pesquisa de opinião sobre as eleições de 2026 do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.018 eleitores, entre 7 e 10 de janeiro. Os cenários apresentados para os entrevistados eram estimulados, ou seja, com os nomes dos possíveis candidatos. Além de incluir Bolsonaro, que está inelegível, o instituto também testou cenários com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e Pablo Marçal na corrida presidencial.
Ciro Gomes, Tarcísio de Freitas e os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Camilo Santana, da Educação, também foram mencionados. Outro nome incluído foi o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que já se lançou como pré-candidato à presidência.
Para a questão: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, 34% dos entrevistados escolheram Lula, ao passo que 33,9%, Bolsonaro. A diferença entre os dois, porém, foi maior quando Pablo Marçal não apareceu como candidato. Nesse cenário, Bolsonaro foi preferido por 37,3%, e Lula, por 34,4%.
Confira os cenários da pesquisa:
Cenário 1: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”
- Não sabe/não opinou: 3,3%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 5,6%
- Lula: 34,0%
- Jair Bolsonaro: 33,9%
- Ciro Gomes:11,3%
- Pablo Marçal: 6,1%
- Ronaldo Caiado: 4,7%
- Helder Barbalho: 1,2%
Cenário 2: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”
- Não sabe/não opinou: 3,6%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 6,2%
- Jair Bolsonaro: 37,3%
- Lula: 34,4%
- Ciro Gomes:11,7%
- Ronaldo Caiado: 5,4%
- Helder Barbalho: 1,4%
Cenário 3:
- Não sabe/não opinou: 3,8%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 8,4%
- Lula: 34,5%
- Michelle Bolsonaro: 20,7%
- Ciro Gomes:12,9%
- Pablo Marçal: 11,5%
- Ronaldo Caiado: 6,6%
- Helder Barbalho: 1,6%