Biden concede ao papa Francisco a Medalha da Liberdade, maior honraria civil dos Estados Unidos

Biden concede ao papa Francisco a Medalha da Liberdade, maior honraria civil dos Estados Unidos


Cerimônia foi realizada remotamente porque o presidente dos Estados Unidos teve de cancelar viagem a Roma devido aos incêndios em Los Angeles

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu neste sábado (11) a Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção ao papa Francisco. Trata-se da mais alta honraria civil dos EUA, destinada a reconhecer contribuições exemplares à sociedade, paz mundial, prosperidade e valores americanos. A cerimônia simbólica foi realizada de forma remota, uma vez que Biden cancelou sua viagem a Roma devido à resposta federal aos incêndios históricos na Califórnia.

Durante uma conversa telefônica, Biden expressou seu pesar por não poder entregar pessoalmente a medalha, mas destacou o impacto global de Francisco como “uma luz de fé, esperança e amor que brilha intensamente pelo mundo”. Esta é a primeira vez em quatro anos de mandato que Biden concede a medalha “com distinção”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Apenas 27 pessoas na história foram agraciadas com essa honraria especial. O papa Francisco, líder da Igreja Católica e primeiro pontífice do hemisfério sul, foi reconhecido por seu trabalho humanitário, incluindo esforços para promover a paz global e aliviar o sofrimento de comunidades vulneráveis Entre os últimos homenageados com a Medalha Presidencial da Liberdade estão personalidades como Lionel Messi, Hillary Clinton e Jane Goodall.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link