“Xandão vai tomar conta da gente”, diz José de Abreu sobre Meta

“Xandão vai tomar conta da gente”, diz José de Abreu sobre Meta


Em entrevista ao PT, ator afirma esperar que o STF não deixe big tech “fazer o que quiser” com novas regras de moderação de conteúdo

O ator José de Abreu, famoso por novelas como “Avenida Brasil”, afirmou na 6ª feira (10.jan.2025) que é preciso confiar que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes “vai tomar conta” das redes sociais do Brasil e impedir que a Meta “faça o que quiser”.

A declaração se deu ao comentar as mudanças feitas pela big tech, como o fim do programa de checagem de fatos. Ao anunciar as medidas na 3ª feira (7.jan), o CEO Mark Zuckerberg disse que países da América Latina têm “tribunais secretos” que acionam as mídias sociais para excluírem conteúdos discretamente

“Nós temos que confiar que o Xandão vai tomar conta da gente. O Zuckerberg falou de Superiores Tribunais secretos. Ele devia estar defendendo o Elon Musk do Xandão, do Supremo Tribunal Federal. Agora, o Brasil não é terra de ninguém, não é casa da mãe Joana. Nós temos governo, nós temos um Judiciário extremamente sólido. E eu espero e rezo para que o Supremo Tribunal Federal não deixe fazer no Brasil o que eles querem”, declarou em entrevista ao programa Café PT, do canal no YouTube TV PT.

Assista (52s):

ENTENDA

A Meta decidiu acabar com o seu sistema de verificação de fatos e suspender restrições a publicações nas suas redes sociais Facebook, Threads e Instagram –o que provocou uma resposta do governo brasileiro.

A AGU (Advocacia Geral da União) pediu que a big tech explique a nova política. O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a multinacional é uma “biruta de aeroporto” e que as novas diretrizes não estão claras desde o anúncio.

Messias e outros ministros se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a decisão da empresa norte-americana. Classificou a medida como “extremamente grave”.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo adotará as medidas necessárias para que as leis brasileiras sejam cumpridas. O presidente Lula, por sua vez,

As mudanças já estão em vigor e devem se intensificar nas próximas semanas, segundo anúncio do diretor do Instagram, Adam Mosseri.

As redes sociais da Meta também exibirão mais conteúdo de política nos feeds dos usuários e passarão a moderar os conteúdos reportados como nocivos só quando indicado pelos usuários.





Source link