Jogos das ligas de basquete e futebol americano precisaram fazer alterações por conta de incêndios florestais nos EUA
Os incêndios florestais colocaram a Califórnia em estado de emergência e forçaram as principais franquias esportivas dos Estados Unidos a mudanças drásticas. A NBA (liga de basquete) e a NFL (liga de futebol americano) anunciaram a suspensão ou transferência de jogos dos clubes de Los Angeles.
Segundo dados mais recentes das autoridades locais, 11 pessoas morreram nos incêndios em Los Angeles, com mais de 10.000 edificações e 14.000 hectares destruídos pelas chamas. O xerife local também informou que por volta de 153 mil pessoas estão sob ordens de evacuação e a cidade segue em estado de emergência.
Veja as fotos
Mudança no calendário
As franquias Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, que atuariam em partidas da NBA neste sábado (11/1), tiveram os duelos contra San Antonio Spurs e Charlotte Hornets, respectivamente, suspensos.
O treinador dos Lakers, JJ Redick, morador do bairro nobre Pacific Palisades – onde se originaram as chamas -, perdeu sua casa. Já na quinta-feira (9/1), a NBA adiou a partida dos Lakers contra os Hornets e o comandante falou sobre a tragédia, em coletiva de imprensa.
“Só quero reconhecer e enviar pensamentos e orações a todos em Pacific Palisades agora. Sei que muitas pessoas estão se desesperando agora, incluindo minha família, então só queria reconhecer isso e pensamentos e orações com certeza e espero que todos fiquem seguros”, disse JJ Redick.
NFL
A NFL, outra liga importante no cenário esportivo do cidadão estadunidense, está com o calendário apertado por conta do Super Bowl (final da liga), que será realizado em fevereiro, e com isso preferiu transferir a partida entre Los Angeles Rams e Minnesota Vikings para a segunda-feira (13/1), no estado do Arizona, em jogo válido pela rodada do Wild Card da NFC.
A NHL (liga estadunidense de hóquei) foi outra prejudicada com a tragédia na Califórnia. A partida entre Los Angeles Kings e Calgary Flames também foi suspensa e não há previsão de uma nova data.
Vários esportistas sofreram com os incêndios, como o nadador Gary Hall Jr., que perdeu, além de sua casa no bairro Pacific Palisades, todas as medalhas de sua longa carreira na natação, entre elas dez medalhas olímpicas – ele é considerado um dos nadadores mais velozes de todos os tempos -.
O skatista Alex Midler, outro morador do bairro nobre devastado pelas chamas, chegou a postar imagens aéreas do caos que atinge o local. Ele e a família também tiveram de sair às pressas de casa.
Leia a nota da NBA
“Toda a família NBA está com seus pensamentos e apoio à comunidade de Los Angeles durante esse momento tão difícil. Nós somos gratos a todos os bombeiros e socorristas que estão demonstrando enorme bravura. Nossas orações seguem com aqueles que estão sendo afetados pela devastação inimaginável causada pelos incêndios”.
The following has been released by the NBA. pic.twitter.com/RxOO2OS6lU
— NBA Communications (@NBAPR) January 9, 2025
Veja a nota da NFL
“A prioridade da NFL é a segurança da comunidade de Los Angeles. Nós somos gratos pelo incansável esforço dos socorristas. Nossos corações estão com a cidade de Los Angeles e todos os afetados pelos incêndios. Nós seguimos nos preparando para a partida entre Vikings e Rams acontecer como programado na noite de segunda-feira, no SoFi Stadium. Assim como em todos os jogos, temos um plano de contingência caso precisemos trocar o lugar da partida. Se necessário, a partida será disputada no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona. Nós vamos monitorar de perto como os incêndios se desenvolvem e vamos continuar em contato com as autoridades públicas, ambas as equipes e a associação de jogadores da NFL”.
Per the NFL, Phoenix would be the alternate venue for Monday night’s Vikings-Rams matchup if wildfires in Los Angeles force a relocation of the game.
The league’s statement: pic.twitter.com/ws9xsg1fez
— Adam Schefter (@AdamSchefter) January 9, 2025