“I Love NY”: conheça a história por trás do logotipo amado por turistas

“I Love NY”: conheça a história por trás do logotipo amado por turistas


Com certeza você já se deparou com o logotipo “I love NY”, afirmação estampada em blusas, canecas e objetos decorativos. O designer responsável pelo símbolo criado para uma campanha de turismo em 1970 é o Milton Glaser (1929-2020). O portal LeoDias conta a famosa história da exclamação.

Na década de 1970, Nova Iorque, nos Estados Unidos, estava à beira da falência e enfrentava altas taxas de criminalidade. Diante dos problemas na época, aconteceu um apagão em 1977 que rendeu um prejuízo de quase um bilhão de dólares, com mais de mil empresas roubadas e 3,7 mil prisões em uma noite.

Veja as fotos

Reprodução

Broche com o logotipo “I love NY” estampadoReprodução

Reprodução

Blusa com o logotipo “I love NY” estampadoReprodução

Reprodução

Caneca com o logotipo “I love NY” estampadoReprodução


O estado teve uma sacada: contrataram a agência de publicidade Wells Rich Greene para desenvolver uma campanha que amenizasse a má imagem pública para promover o turismo. “I Love New York” foi definida como o slogan, mas o logotipo não tinha sido definido.

Famoso por seus trabalhos renomados, Milton foi o encarregado por criar um logotipo, esse que demorou uma semana para o esboço ficar pronto. Foi aprovado, mas o designer não ficou satisfeito com sua obra. Ele teve outra ideia e apresentou para Bill Doyle, o vice-comissário de comércio de NY da época. Uma outra reunião foi convocada e aprovaram essa segunda.

O primeiro esboço referia às declarações de amor gravadas em árvores com uma flecha atravessando um coração. A segunda, feita com giz de cera vermelho em um envelope rasgado, Milton equilibrou o aspecto robusto do coração vermelho com a leveza e informalidade da fonte American Typewriter, que também lembrava a fonte usada em páginas de livros.

De acordo com o MoMA, em 1977 o logotipo foi usado pela primeira vez. Apesar de ganhar grandes proporções, o responsável não teve grande retorno financeiro.

“É incrível para mim que ele não tenha desaparecido, que ainda seja impactante, que as pessoas ainda respondam a ele, e que ele ainda pareça fazer seu trabalho básico. Talvez a coisa mais notável sobre ele não sejam suas origens, mas sua persistência”, afirmou ele, certa vez.

Grandes resultados positivos
A campanha foi satisfatória e ganhou vários prêmios, inclusive a maior honraria do teatro nos EUA, um Tony Award, para uma propaganda de televisão da Broadway.

Em 1977, os gastos dos visitantes saltou para US$ 1,6 bilhão, no ano interior foi de US$ 500 milhões. Nova Iorque começou a ser vista como a “cidade dos sonhos”.

Pequeno acréscimo no logotipo após o ataque às Torres Gêmeas
Após os ataques ao World Trade Center, o designer acrescentou as palavras “more than never” (mais do que nunca), e seus alunos na Visual Arts School espalharam pôsteres com a frase pela cidade.



Source link