Parceria entre os governos inclui capacitação, pesquisa e desenvolvimento de minerais essenciais para a transição energética e sustentabilidade
O Ministério de Minas e Energia assinou nesta 6ª feira (10.jan.2025) um memorando de entendimento com o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos para o investimento de até R$ 15 bilhões na exploração e no desenvolvimento de minerais estratégicos essenciais para a transição energética.
A parceria deve contemplar diversas áreas, como pesquisa mineral, processamento, comercialização, transferência de tecnologia e capacitação de mão de obra. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 309 kB).
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a parceria é uma oportunidade estratégica para reforçar a posição do Brasil no contexto global da transição energética e da mineração sustentável.
“Com o aumento das exportações brasileiras para os Emirados Árabes entre 2023 e 2024, o acordo projeta um relacionamento econômico mais robusto e diversificado. Além disso, ele fomenta inovação e competitividade no setor mineral, especialmente para pequenas e médias empresas, promovendo um futuro mais sustentável e integrado globalmente”, disse.
A parceria também tem como objetivo promover a capacitação e o treinamento de profissionais ao longo da cadeia de valor mineral e de incentivar pesquisas na área.
Source link