Medida faz parte da ação para “restaurar a liberdade de expressão” anunciada por Zuckerberg; empresa diminuirá a moderação de conteúdo
O diretor do Instagram, Adam Mosseri, disse na 4ª feira (8.jan.2025) que as redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e Threads) passarão a exibir mais conteúdo de política nos feeds dos usuários. A medida começa a valer imediatamente e deve se intensificar nas próximas semanas.
A ação faz parte das mudanças que a big tech anunciou na 3ª feira (7.jan) sobre acabar com a checagem de fatos e diminuir a moderação de conteúdo. Segundo o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, a medida serve para “restaurar a liberdade de expressão”.
“Agora mostraremos recomendações políticas, ou seja, publicações de contas que você não segue em nossas plataformas de forma personalizada. E você não precisa se preocupar com a possibilidade de sua conta se tornar não recomendável em geral se você publica predominantemente sobre política”, disse Mosseri em publicação no seu perfil no Instagram.
O diretor da rede social também explicou que a moderação de conteúdo deixará de ser “proativa” para ser “passiva”. O Instagram agora vai esperar que os usuários reportem conteúdos nocivos para avaliar se eles devem ser removidos. Segundo Mosseri, “isso deve significar que cometeremos muito menos erros em termos de remoção de conteúdo”, declarou.
Antes, a plataforma tinha uma política de remoção de conteúdo considerado impróprio para a plataforma, de acordo com os próprios termos de uso.
Assista (2min35s):
Eis a tradução:
“Mark postou ontem sobre uma série de atualizações que estamos fazendo nas plataformas da Meta com foco na liberdade de expressão. Portanto, gostaria de dedicar algum tempo hoje para explicar o que isso significa para você, caso seja um criador.
“Recapitulando rapidamente, ele postou sobre 5 grandes mudanças. A 1ª foi deixar de usar um programa de verificação de fatos de terceiros e passar a usar um sistema de Notas da Comunidade. A 2ª foi o endurecimento de algumas de nossas políticas em relação a questões específicas para permitir mais discursos sobre essas questões. A 3ª foi concentrar-se muito na redução da aplicação excessiva da moderação de conteúdo em todas as nossas plataformas. A 4ª foi a reintrodução de recomendações políticas e cívicas para permitir que a política tenha tanto espaço em nossas plataformas quanto qualquer outro tópico. E a 5ª foi a transferência de algumas de nossas equipes de política de conteúdo e moderação de conteúdo da Califórnia para o Estado do Texas.
“Se você é um criador de conteúdo, os 2 pontos que provavelmente são relevantes para você são o 3º e o 4º – excesso de moderação e conteúdo político. Agora, excesso de moderação –o que isso significa de forma mais tangível é que faremos coisas como passar da varredura proativa de danos de baixo risco para a espera de denúncias desses danos. Isso deve significar que cometeremos muito menos erros em termos de remoção de conteúdo. Agora, se você achar que há um problema com a sua conta, acesse o status da conta, que está em perfil e configurações, e você poderá ver se há alguma remoção de conteúdo ou qualquer outro sinalizador em sua conta. Mas esperamos que haja muito menos erros no futuro.
“E se você é um criador que gosta de publicar conteúdo político, isso deve significar que você se sentirá à vontade para fazer isso em qualquer uma de nossas plataformas. Agora mostraremos recomendações políticas, ou seja, publicações de contas que você não segue em nossas plataformas de forma personalizada. E você não precisa se preocupar com a possibilidade de sua conta se tornar não recomendável em geral se você publica predominantemente sobre política.
“Isso entrará em vigor imediatamente e será ampliado com o tempo, mas você deverá sentir os efeitos, se não nesta semana, nas próximas semanas, principalmente no Threads, onde muitas pessoas nos dizem que querem falar sobre política, e queremos responder a esse feedback. O que, a propósito, é muito diferente do feedback que recebíamos há apenas alguns anos, quando as pessoas achavam que estavam excessivamente expostas a conteúdo político em nossas plataformas.
“O Instagram, especificamente, foi criado com base nessa ideia de criatividade e de dar voz a qualquer pessoa. E minha esperança é que esse foco na liberdade de expressão nos ajude a melhorar ainda mais nesse caminho, porque se quisermos que qualquer pessoa com algo que valha a pena compartilhar possa ser criativa em nossa plataforma, ela precisa se sentir à vontade para se expressar em nossa plataforma. Mais informações em breve. Paz.“