Aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta 5ª feira (9.jan), na praia do Cruzeiro; piloto morreu no local
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigará as causas da explosão de um avião de pequeno porte que caiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP), na manhã desta 5ª feira (9.jan.2025). Os investigadores foram acionados pelo braço regional do órgão.
“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, disse o Cenipa.
Segundo o município, havia 5 pessoas na aeronave (3 adultos e duas crianças). O piloto morreu. Há ainda outras 3 pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local que foram atingidas.
Ao todo, 5 vítimas foram levadas até a Santa Casa. De acordo com a prefeitura, há 1 adulto em estado grave e uma criança sob monitoramento, “potencialmente grave”.
Vídeos circulam nas redes sociais mostram o momento que a aeronave cai na área e, em seguida, há uma explosão.
Assista a vídeos do acidente (2min4s):
Segundo a Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, a aeronave saiu do aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município. Contudo, as “condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, e o avião “ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da Cabeceira 09”.
O veículo é uma aeronave com matrícula PR-GFS, modelo 525, fabricado pela empresa Cessna Aircraft. É de propriedade da família do produtor rural Nelvo Frias, de Goiás.