Pernambuco confirma 1º caso de raiva humana após 8 anos

Pernambuco confirma 1º caso de raiva humana após 8 anos


Paciente é uma mulher de 56 anos, que foi atacada por um sagui e apresentou uma lesão na mão esquerda; ela está internada

A SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco) confirmou nesta 5ª feira (9.jan.2025) que identificou o 1º caso de raiva humana depois de 8 anos sem registro da doença. A paciente é uma mulher de 56 anos, que foi atacada por um sagui e apresentou uma lesão na mão esquerda. Ela está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco.

O laudo do exame que identificou a raiva mostrou que o vírus encontrado é de origem silvestre. Segundo relatos da investigação, nos dias anteriores ao contato da paciente com o animal, ocorreram queimadas na região, o que resultou na fuga do animal da mata e contato com a mulher. Ela deu entrada no hospital em 31 de dezembro, com quadro de dormência, dores e fraqueza.

A paciente foi atendida em 31 de dezembro e em 2 de janeiro teve uma piora, indo para a ventilação mecânica e apresentando um quadro neurológico grave de agitação, além de insuficiência respiratória.

“De lá para cá não precisou de suporte, urina bem, não tem sinais de infecção bacteriana secundária e está seguindo sob sedação profunda. Continua sendo monitorada pela equipe médica acerca de possíveis complicações da doença, seguindo com o tratamento e observando caso apareça algum aumento significativo dessas dificuldades”, afirmou a médica Ana Flávia Campos.

Em caso de agressão de animais silvestres, a SES-PE disse que a 1ª medida de prevenção é procurar assistência médica para que seja realizada a profilaxia e depois da análise do profissional de saúde, será indicada a aplicação de vacina e/ou soro.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, com taxa de letalidade de 100%. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2010 a 2024, foram registrados 48 casos de raiva humana no Brasil. A raiva pode ser transmitida ao ser humano através de mordedura, arranhadura ou lambedura de um animal infectado.

Se o ser humano tiver contato com o animal infectado (através de mordedura, arranhadura ou lambedura), depois do período de incubação, que varia de 2 a 10 dias, pode apresentar: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.





Source link