O ex-deputado federal José Linhares, conhecido como Padre Zé Linhares, morreu nessa quarta-feira (8), aos 84 anos, em Fortaleza. O ex-parlamentar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Monte Klinikum, onde se recuperava de queda que sofreu em casa.
Nascido em Sobral, no Ceará, em 1930, Padre Zé Linhares era sacerdote, professor, pedagogo e filósofo. Ingressou na vida política no final da década de 1980, quando se candidatou a prefeito do município e teve como vice o atual senador Cid Gomes (PSB-CE). Na ocasião, a chapa foi derrotada.
Foi deputado federal por seis mandatos consecutivos, de 1991 a 2015. Padre Zé Linhares chegou à Câmara dos Deputados, em 1990, pelo PSDB. Já nas eleições de 1994, foi eleito pelo Progressistas, partido em que foi presidente de honra por alguns anos. Entre 2015 e 2019 foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará.
Nas redes sociais, a prefeitura de Sobral emitiu nota de pesar pela morte do ex-parlamentar. Veja a íntegra:
Sobral está de luto pela perda de Padre Zé Linhares, figura icônica e muito querida pela comunidade. O religioso faleceu na noite de ontem (08), em um hospital de Fortaleza, deixando um legado de fé, caridade e dedicação ao povo sobralense.
O corpo de Padre Zé deve chegar em Sobral na tarde desta quinta-feira (09). A primeira homenagem será na Câmara Municipal de Sobral, onde ocorrerá um velório aberto ao público. Em seguida, o cortejo seguirá para a Igreja da Sé, onde será realizada uma celebração em sua memória.
O sepultamento está previsto para acontecer no cemitério São José, local onde amigos, familiares e fiéis poderão prestar suas últimas homenagens.
Padre Zé Linhares dedicou sua vida ao serviço pastoral e à assistência às comunidades mais vulneráveis, sendo reconhecido por seu trabalho social e espiritual. Além de sacerdote, ele foi uma liderança política marcante, ocupando cargos públicos com o objetivo de levar melhorias à população.