Você não é mais governador do Canadá

Você não é mais governador do Canadá


Em resposta a comentário de Trump, premiê canadense disse que o país não será anexado aos Estados Unidos

O empresário Elon Musk ironizou uma postagem no X (ex-Twitter) do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, após ele afirmar que não há chances do Canadá ser anexado aos Estados Unidos. Em resposta publicada nesta 4ª feira (8.jan.2025), Musk disse: “Garota, você não é mais governador [sic] do Canadá, então não importa o que você diga”.

Premiê desde 2015, Trudeau renunciou ao cargo na última 2ª feira (6.jan). O premiê deve ficar no cargo até que seja escolhido o novo líder do Partido Liberal (centro-esquerda).

Trudeau respondeu a um comentário do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre a anexação do Canadá ao país. Na rede Truth Social, Trump publicou fotos de mapas da América do Norte em que o Canadá aparece como parte do território americano.

“Não há a menor chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos”, reforçou Trudeau. “Os trabalhadores e as comunidades de ambos os nossos países beneficiam do fato de serem os maiores parceiros comerciais e de segurança uns dos outros.”

Não é 1ª vez que o presidente eleito se refere ao país como o “51º Estado americano”. Em dezembro, já havia chamado Trudeau, em tom jocoso, de “governador”, mesmo termo usado na provocação de Elon Musk.

 

Renúncia de Trudeau

Premiê desde 2015, Justin Trudeau anunciou sua decisão em um pronunciamento à imprensa. Se eu tiver que travar batalhas internas, não posso ser a melhor opção para [a próxima] eleição“, disse. O parlamento canadense ficará suspenso até 24 de março.

O anúncio veio após aumento de apelos para o afastamento de Trudeau em dezembro, quando a então vice-primeira-ministra e ministras das Finanças, Chrystia Freeland, renunciou. Ela disse ter tido discordâncias com o primeiro-ministro por aceitar dialogar com Trump sobre um aumento de tarifas para produtos canadenses.

As convenções de Ontário, Quebec e Atlântico assinalaram que a maioria dos seus integrantes não apoiava que Justin Trudeau seguisse no cargo. Dos 153 lugares ocupados pelos liberais na Câmara dos Comuns, 131 deles são representados por essas regiões.





Source link