Pelo menos 30 mil pessoas podem ter que deixar suas casas; o fogo começou em área de parque estadual
Um incêndio que atinge a cidade de Los Angeles, que fica no estado da Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, força a evacuação de pelo menos 30 mil pessoas nesta 4ª feira (8.jan.2025).
O fogo atinge a região de Pacific Palisades, onde fica o Parque Estadual de Topanga, entre as áreas costeiras de Santa Mônica e Malibu. Segundo a agência de notícias Reuters, o forte vento que acomete Los Angeles, causado pelo tempo seco, faz com que o incêndio se espalhe rapidamente.
Ainda não há registro de mortos, mas um bombeiro informou à rede de televisão KTLA que vários residentes apresentam lesões nas mãos e na face.
Fotos e vídeos do incêndio circulam nas redes sociais. Um internauta publicou, ainda na tarde de 3ª feira (7.jan), quando o fogo não havia se alastrado para áreas residenciais, um vídeo mostrando a fumaça causada pelo incêndio.
Veja abaixo:
For those of you not from Los Angeles, this may help orient you on the scope of the Palisades Fire. pic.twitter.com/1b465iaH1U
— Mike Gatto (@mikegatto) January 7, 2025
Um outro vídeo, já desta 4ª feira (8.jan), mostra um avião sobrevoando a área do incêndio e jogando água para tentar conter as chamas.
Veja abaixo:
#palisadesfire #breaking pic.twitter.com/MJRF0EdNZj
— FirePhotoGirl (@FirePhotoGirl) January 7, 2025
A região de Malibu é uma área majoritariamente residencial, formada por mansões e casas de grande porte. A administração da cidade emitiu um alerta para que moradores se preparem para evacuar a área.
“Reúna sua família, animais de estimação, bens essenciais e suprimentos para evacuação. Se familiarize com rotas de evacuação e considere se realocar à nordeste, caso tenha um local seguro para se abrigar. Este é um momento crítico para se preparar para as imprevisíveis mudanças do fogo”, diz o comunicado.
O prefeito de Malibu, Doug Stewart, se pronunciou sobre o incêndio. Stewart ressaltou outros 2 incêndios que atingiram a região nos últimos meses e garantiu apoio aos afetados pelo fogo.
“Para todos aqueles impactados pelo incêndio de Palisades, nossos corações estão com vocês e quero que saibam que a cidade está aqui para oferecer suporte. Eu quero expressar minha gratidão a todas as autoridades que responderam de imediato e que estão trabalhando incessantemente para proteger nossa comunidade deste incêndio devastador. Sua dedicação e coragem em lidar com essa situação dinâmica são muito apreciadas, nós os agradecemos pelos serviços”, disse o prefeito.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), também se manifestou sobre os incêndios. Biden afirmou que entrou em contato com as autoridades de Los Angeles e que ofereceu assistência das forças governamentais para combater os incêndios.
“A FEMA [Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA] aprovou um fundo de assistência emergencial para prestar apoio a áreas afetadas e reembolsar o estado da Califórnia pelos custos do combate ao incêndio. Eu peço que os moradores de Pacific Palisades e de áreas ao redor de Los Angeles permaneçam em alerta e escutem as autoridades locais”, escreveu Biden, no X (antigo Twitter).
Segundo a Reuters, a área do museu Getty Villa foi atingida pelo fogo. As obras de arte, porém, não foram danificadas, graças à ação rápida para podar as árvores ao redor do prédio e, assim, impedir que o fogo se alastrasse.
A região atingida pelo incêndio é casa de vários atores de Hollywood. James Woods, renomado ator que mais recentemente atuou em Oppenheimer, de Christopher Nolan, fez uma série de publicações no X, lamentando a fuga e a perda da casa, consumida pelo fogo.
“Todos os detectores de incêndio estão disparando e enviando o alarme aos nossos celulares. Não acredito que nossa amada casa na colina tenha aguentado tanto. Eu sinto como se tivesse perdido um ente querido”, relatou Woods, em uma das postagens.