Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz em filme de Drama no Globo de Ouro ao interpretar Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles. Ao contrário do que muita gente imagina, ela não repetiu o feito de seu mãe, Fernanda Montenegro, já que a atriz veterana subiu ao palco por conta da vitória na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, em 1999, com Central do Brasil.
Fernanda Torres: Famosos parabenizam atriz pelo Globo de Ouro
Ou seja, Fernanda Torres é a primeira mulher brasileira a conseguir tal feito. Porém, as conquistas podem não parar por aí. Isso porque muitas vezes, apesar do “corpo de júri” ser diferente, os vitoriosos do Oscar acompanham os do Globo de Ouro.
Veja alguns exemplos de atores e atrizes que levantaram a estatueta em ambos os prêmios nos últimos anos:
Cillian Murphy, Melhor Ator por Oppenheimer (2024); Michelle Yeoh, Melhor Atriz por Tudo ao Mesmo Tempo Agora (2023); Will Smith, Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs (2022); Renée Zellweger, Melhor Atriz por Judy (2020); Rami Malek, Melhor Ator por Bohemain Rhapsody (2019); Frances McDormand, Melhor Atriz por Três Anúncios Para um Crime (2018); Casey Affleck, Melhor Ator por Manchester à Beira-Mar (2017); Brie Larson, Melhor Atriz por O Quarto de Jack (2016); Julianne Moore, Melhor Atriz por Para Sempre Alice (2015).
É importante ressaltar que, assim como o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards também não compartilha membros votantes com a Academia do Oscar, o que pode mudar alguma coisa entre os indicados.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Uma complicação é que uma das adversárias de Fernanda Torres é Demi Moore, pelo filme “Substância”, que também venceu o Globo de Ouro como Melhor Atriz, mas na categoria de filme de Comédia ou Musical.
Mais um agravante é que na categoria de Melhor Atriz, apenas Catalina Sandino Moreno, em 2004 por “Maria Cheia de Graça”, e Marion Cotillard, em 2008 por “Piaf – Um Hino ao Amor” e em 2013 por “Ferrugem e Osso”, receberam indicações por filmes em outro idioma e produzidos fora dos Estados Unidos.
A parte boa é que a votação oficial para a escolha dos indicados do Oscar começa nesta quarta-feira, 8 de janeiro e vai até o domingo, 12 de janeiro. Como o Globo de Ouro ocorreu no último domingo, os votantes do Oscar com certeza lembrarão ao menos da imagem e do discurso da atriz brasileira.
É esperar para ver!