Juros do cartão de crédito rotativo disparam para 445,8% ao ano em novembro

Juros do cartão de crédito rotativo disparam para 445,8% ao ano em novembro


Elevação representa um aumento de 7,4 pontos percentuais em comparação ao mês anterior; modalidade é uma alternativa para os consumidores que não conseguem quitar a fatura integral na data de vencimento

Drazen Zigic/FreepikPessoa faz contas na calculadora
Taxa de juros do parcelamento do cartão de crédito também apresentou uma alta, passando de 180% para 183,3%

Em novembro, os juros médios aplicados pelos bancos nas operações de cartão de crédito rotativo atingiram 445,8% ao ano, marcando o maior índice desde maio de 2023, segundo informação do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (27). Essa elevação representa um aumento de 7,4 pontos percentuais em comparação ao mês anterior. O crédito rotativo é uma alternativa para os consumidores que não conseguem quitar a fatura integral na data de vencimento. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que, a partir de 2024, os juros nas operações de crédito rotativo e parcelado não poderão ultrapassar 100% do valor da dívida original. Essa medida visa proteger os consumidores de encargos excessivos e promover uma maior transparência nas taxas de juros praticadas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além do aumento no rotativo, a taxa de juros do parcelamento do cartão de crédito também apresentou uma alta, passando de 180% para 183,3%. Por sua vez, a taxa total do cartão variou de 82,2% para 83,2% em novembro, refletindo um cenário de encarecimento do crédito. No que diz respeito ao cheque especial, os juros cobrados subiram de 135,5% em outubro para 137,7% em novembro.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias





Source link