O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta sexta-feira (6/12), a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
“Após mais de duas décadas, concluímos as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, escreveu no X, com uma foto dos presidentes do bloco latino-americano e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A assinatura ocorreu na cúpula de líderes do Mercosul, no Uruguai, após anos de negociação intensa. Von der Leyen ressaltou que o texto é “benéfico para a Europa” e assegurou que o setor do agronegócio, resistente ao contrato, não sofrerá com isso.
“Aos produtores agrícolas, ouvimos e somos cientes das suas preocupações, estamos atuando com respeito, e esse acordo tem salva guardas robustas, com proteção a alimentos e bebidas”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, nesta manhã.
Segundo von der Leyen, o tratado “vai poupar 4 bilhões de euros a empresas europeias, enquanto expande nosso mercado e abre emprego para ambas as partes”.
O Brasil desejava o fechamento do acordo, sendo mais uma vitória para a diplomacia do governo Lula após mais de 20 anos de negociações. França e Argentina representavam oposição ao termo, mas foram vencidos.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, usou o X para celebrar o acordo Mercul-UE. “Após 25 anos de negociações, celebramos um acordo histórico para a nossa região: o acordo comercial Mercosul-UE. Uma oportunidade única para o Paraguai atrair investimentos, fortalecer sua competitividade e se projetar para o mundo com maior força”, escreveu o líder também presente na cúpula do Uruguai.