Em conversa telefônica com o rei da Jordânia, Ursula Von der Leyen declarou que Israel deve ‘restaurar imediatamente as entregas de ajuda, de acordo com os princípios humanitários’

O bombardeio israelense de uma escola em Gaza que fornecia abrigo a famílias palestinas é “abominável”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, nesta terça-feira (27), em uma ligação com o rei Abdullah II da Jordânia. “A expansão das operações militares de Israel em Gaza visando a infraestrutura civil, como uma escola que servia de abrigo para famílias palestinas deslocadas, matando civis, incluindo crianças, é abominável”, disse.
Na conversa telefônica, Von der Leyen observou que Israel deve “restaurar imediatamente as entregas de ajuda, de acordo com os princípios humanitários, com a participação das Nações Unidas e outros parceiros humanitários internacionais”. Ela ainda afirmou que apelou “ao governo israelense para que ponha fim imediatamente à atual escalada”.
“Também pedimos à organização terrorista [palestina] do Hamas que liberte imediatamente e sem demora os demais reféns cruelmente mantidos desde 7 de outubro de 2023”, acrescentou.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Von der Leyen garantiu a Abdullah II que “o compromisso da Europa com uma paz justa, abrangente e duradoura, baseada em uma solução de dois Estados, permanece inabalável”. Segundo ela, a UE apoiou e continuará a apoiar “o direito de Israel à segurança e à autodefesa, mas essa escalada e o uso desproporcional da força contra civis não podem ser justificados pelo direito humanitário e internacional”.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório