Governo analisa 12 possíveis casos de gripe aviária no Brasil

Governo analisa 12 possíveis casos de gripe aviária no Brasil


Ministério da Agricultura apura novas suspeitas no Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Pará; 7 casos já foram descartados

O Ministério da Agricultura atualizou, às 19h desta 5ª feira (22.mai.2025), o número de casos em investigação para gripe aviária no Brasil. Agora, com 5 casos suspeitos de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), identificados nos municípios de Icapuí (CE), Ilhéus (BA), Castelo (ES), Capela De Santana (RS), e 1 novo caso em Eldorado do Carajás (PA), e 2 descartes, o total foi a 12.

Os casos descartados desde a atualização das 13h desta 5ª foram Chapecó (SC) —galinha doméstica para subsistência— e Garopaba (SC) —ave silvestre de vida livre.

Eis a situação dos casos no Brasil de acordo com a última atualização do Mapa, às 19h desta 5ª:

Casos Confirmados (foco da doença):

Montenegro (RS), propriedade comercial;

Sapucaia do Sul (RS), aves de um zoológico;

Casos suspeitos estão em:

Icapuí (CE) – ave silvestre de vida livre;

Salitre (CE) – galinha doméstica para subsistência;

Aguiarnópolis (TO), galinha doméstica para comércio;

Eldorado do Carajás (PA) – 2 casos em sistema de criação para consumo;

Ilhéus (BA) – ave silvestre de vida livre;

Castelo (ES) – ave silvestre de vida livre;

Angélica (MS) – galinha doméstica para subsistência;

Concórdia (SC) – galinha doméstica para subsistência;

Ipumirim (SC), galinha doméstico para comércio;

Gaurama (RS) – galinha doméstica para subsistência;

Capela De Santana (RS) – galinha doméstica para subsistência; 

Casos já foram descartados:

Nova Brasilândia (MT) – galinha doméstica para subsistência;

Graccho Cardoso (SE) – galinha doméstica para subsistência;

Estância Velha (RS) – galinha doméstica para subsistência.

Triunfo (RS), galinha doméstica para subsistência;

Chapecó (SC) – galinha doméstica para subsistência;

Garopaba (SC) – ave silvestre de vida livre;

Derrubadas (RS) – ave silvestre de vida livre;

VAZIO SANITÁRIO

O Serviço Veterinário Oficial concluiu a limpeza e desinfecção da área em Montenegro (RS) onde foi confirmado um foco de gripe aviária numa produção comercial de aves. A partir desta 5ª feira (22.mai.2025), a região entra em um período de 28 dias de vazio sanitário, conforme exigem os protocolos internacionais.

Se nenhum novo caso for registrado neste intervalo, significa que o ciclo de transmissão da influenza foi quebrado. Assim, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença na região.

INSPEÇÃO SUL COREANA

O governo da Coreia do Sul vai enviar uma missão técnica ao Brasil para inspecionar frigoríficos de carne de frango. A visita está programada para ser realizada de 1º a 13 de junho e é uma exigência de Seul para reabilitar exportadores brasileiros que tiveram embarques suspensos depois da confirmação de um caso de gripe aviária em Montenegro (RS). A delegação solicitou vistoria em 3 unidades no Paraná, indicadas previamente pelo Mapa (Ministério da Agricultura), por questões logísticas.

Na 4ª feira (21.mai.2025), a Rússia flexibilizou a suspensão da importação de carne de frango e derivados do Brasil, mantendo o embargo só aos produtos do Rio Grande do Sul. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária russo.

COMISSÃO QUER OUVIR FÁVARO

Também na 3ª feira (20.mai), a Comissão de Agricultura do Senado aprovou um requerimento para ouvir o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre os casos de gripe aviária no Brasil. Eis a íntegra (PDF – 324 kB).

Por se tratar de convite, Fávaro não é obrigado a ir. É praxe, porém, que os ministros aceitem. A data ainda será marcada.





Source link