Haddad lamenta vazamento de informações de aumento do IOF

Haddad lamenta vazamento de informações de aumento do IOF


Ministro da Fazenda declara que notícia sobre a mudança do tributo não saiu da equipe econômica

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lamentou nesta 5ª feira (22.mai.2025) o vazamento de informações sobre o congelamento de R$ 31 bilhões e o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Além de os dados terem sido publicados por jornais antes do anúncio do Ministério do Planejamento e Orçamento, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comentou sobre as medidas em evento da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).

“O IOF eu garanto para você que não vazou da Fazenda. Aqui não vaza nada. Pode ter certeza de que quando a gente trata de assunto da Fazenda e Planejamento tem uma questão de protocolo interno. As pessoas que trabalham aqui e no Planejamento sabem que elas têm um dever funcional de guardar sigilo”, disse Haddad.

O ministro declarou que atende aos protocolos de anúncios de temas sensíveis. A Fazenda programou o anúncio para as 17h, quando as negociações do mercado de ações da B3 já estavam encerradas.

Haddad ainda brincou sobre as movimentações financeiras depois do vazamento. “Mas [o mercado] mexeu bem ou mexeu mal? Se mexeu bem, deixa o mercado”, disse o ministro. “Eu não posso ter responsabilidade sobre o que o mercado faz. Nossa posição é seguir um protocolo. Se alguém não seguiu, o problema é dessa pessoa”, completou.

O ministro declarou ainda que o Ministério da Fazenda tem “uma espécie de oficina de trabalho” que estuda temas mais minuciosos.

“Nós temos uma espécie de oficina de trabalho. Ela trabalha todo tempo todos os assuntos. Tem técnicos aqui estudando as coisas mais minuciosas. Vários desses temas, inclusive esse, estão no radar permanente do Ministério da Fazenda”, disse Haddad.

Assista à íntegra da entrevista a jornalistas:


Leia também:





Source link