Mercado Livre anuncia troca de CEO depois de 26 anos

Mercado Livre anuncia troca de CEO depois de 26 anos


Ariel Szarfsztejn, atual presidente da área de comércio eletrônico, substituirá Marcos Galperin, cofundador da companhia, a partir de janeiro de 2026

Marcos Galperin, cofundador do Mercado Livre, deixará o cargo de CEO da companhia em 31 de dezembro de 2025. A empresa comunicou na 4ª feira (21.mai.2025) que Ariel Szarfsztejn, atual presidente da área de comércio eletrônico, assumirá o comando a partir de 1º de janeiro de 2026.

Galperin, de 53 anos, passará a ocupar a posição de presidente executivo do conselho de administração.

O anúncio da mudança na liderança foi feito por meio de documento enviado à SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. A transição acontece depois de Galperin transformar o Mercado Livre na empresa mais valiosa da América Latina com ações em bolsa.

Nascido em Buenos Aires, Galperin fundou o Mercado Livre em 1999 com 3 colegas da Escola de Negócios da Universidade de Stanford. O executivo é considerado o homem mais rico da Argentina e um dos empreendedores mais influentes da região.

Szarfsztejn, de 43 anos, ingressou na companhia em 2017 e assumiu a liderança da área de comércio eletrônico em 2023. O futuro CEO é mestre em administração pela Universidade de Stanford.

Em mensagem nas redes sociais, Galperin declarou: “Tenho absoluta convicção de que Ariel Szarfsztejn é a pessoa certa para liderar esta nova etapa como CEO do Meli”.

A transição na liderança representa uma mudança geracional na gestão da empresa. Analistas do Santander classificaram a movimentação como uma “evolução natural” na trajetória profissional de Galperin. O próprio executivo já havia sinalizado anteriormente que se afastaria do cargo “em algum momento”.

O Mercado Livre possui atualmente um valor de mercado de US$ 131 bilhões. A companhia é considerada a resposta latino-americana a gigantes do comércio eletrônico como Amazon (Estados Unidos) e Alibaba (China).

As ações da empresa, listadas na Nasdaq desde 2007, fecharam o dia do anúncio em um patamar recorde. O mercado reagiu com tranquilidade à notícia, indicando que os investidores estão satisfeitos com a transição e o cronograma estabelecido.

Depois de deixar o cargo de CEO, Galperin assumirá “um papel mais estratégico” como presidente executivo do conselho de administração. Em entrevista à Reuters, realizada em setembro, o cofundador havia afirmado: “Vejo tantas oportunidades no Mercado Livre. Acho que este é o lugar onde enxergo mais possibilidades para o futuro. Se eu fosse começar algo novo, seria dentro do Mercado Livre”.

Não foram divulgados detalhes sobre possíveis mudanças estratégicas que Szarfsztejn poderá implementar depois de assumir o cargo de CEO. Também não foram especificadas quais serão as novas atribuições de Galperin em seu papel como presidente executivo do conselho de administração.





Source link