EUA avaliam sanções contra Alexandre de Moraes, diz chefe da diplomacia americana

EUA avaliam sanções contra Alexandre de Moraes, diz chefe da diplomacia americana


Ministro do STF pode ser alvo da Lei Magnitsky após decisão que afetou o X (antigo Twitter)

Marco Rubio, chefe da diplomacia nos Estados Unidos, afirmou que o ministro brasileiro Alexandre de Moraes pode sofrer sanções no país de Donald Trump. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/5), durante uma Comissão de Relações Exteriores na Câmara dos Representantes norte-americanos.

“Está em análise neste momento e há uma grande possibilidade de acontecer”, afirma Rubio. Moraes vem sofrendo retaliações dos EUA desde a polêmica envolvendo o empresário Elon Musk e o funcionamento plataforma X, antigo Twitter, no Brasil. Em agosto de 2024 a plataforma saiu do ar no Brasil, após uma decisão do ministro que visava punir a empresa pelo descumprimento de ordens judiciais.

Veja as fotos

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ministro Alexandre de Moraes, alvo do grupo criminosoFoto: Igo Estrela/Metrópoles

Reprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Alexandre de Moraes, ministro do STFReprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Reprodução

Elon MuskReprodução

Reprodução: YouTube

Elon Musk em entrevista à HBO, no programa “Real Time with Bill Maher”, em 2023Reprodução: YouTube

Reprodução

Reprodução

Donald John Trump - Foto: Reprodução/Instagram

Donald John Trump – Foto: Reprodução/Instagram


Políticos norte-americanos avaliam que a decisão de Moraes se trata de uma “violação aos direitos humanos”, já que o magistrado havia solicitado a exclusão de contas bolsonaristas da plataforma, o que foi visto como uma suposta violação da liberdade de expressão.

De acordo com o governo americano, a ideia é que a Lei Magnitsky seja aplicada. Esta lei prevê que os Estados Unidos apliquem sanções a estrangeiros que cometeram crimes de violação dos direitos humanos e não depende de um processo judicial para ser aplicada. Caso a Casa Branca decida seguir com as sanções e utilizar a Lei Magnitsky como ferramenta para isso, será necessária a apuração de documentos ou relatórios que comprovem o crime, bem como o depoimento de testemunhas.

Caso as sanções sejam aplicadas, Moraes pode ser proibido de entrar nos EUA, além de ter bens e contas bancárias bloqueadas no país. A assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) destaca que não existem contas de Moraes nos Estados Unidos, mas a sanção pode abranger bancos brasileiros que também atuam em solo americano.



Source link