FPF fecha Arena Barueri para jogos estaduais por causa de obras

FPF fecha Arena Barueri para jogos estaduais por causa de obras


Federação tomou decisão depois que Palmeiras anunciou obras no local; clube estuda recorrer

A FPF (Federação Paulista de Futebol) interditou a Arena Barueri para competições organizadas pela entidade. A decisão foi anunciada na 3ª feira (20.mai.2025), depois que o Palmeiras informou oficialmente que o estádio passaria por obras. 

O departamento jurídico do clube alviverde estuda recorrer ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para reverter a proibição. O time queria ter o estádio à disposição, mesmo sem possibilidade de receber público até o final de junho.

A interdição foi formalizada por meio de portaria assinada pela diretora de Segurança, Infraestrutura e Var da FPF, Marina Tranchitella. O documento cita como justificativa “reformas e impossibilidade de realização de jogos com público” no estádio.

Nos bastidores, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, interpreta a medida como retaliação política. A dirigente não apoiou Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da FPF, na eleição para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) marcada para domingo (25.mai). Leila declarou apoio a Samir Xaud, que se tornou candidato único depois de conseguir o respaldo de 25 federações e 10 clubes, números que inviabilizaram a candidatura de Reinaldo.

A FPF baseou sua decisão no Artigo 8º, inciso 4º, do Regulamento Geral de Competições, que não permite a realização de partidas sem público. A entidade recebeu um ofício do Palmeiras em 16 de maio, comunicando sobre as obras e a impossibilidade de receber torcedores até o final de junho.

O veto afeta principalmente o time feminino do Palmeiras, que utiliza a Arena Barueri para disputar o Paulistão 2025, tanto na categoria profissional quanto no sub-20. As equipes masculinas das categorias sub-15, sub-17 e sub-20 têm mandado seus jogos na Academia de Futebol 2.

A Arena Barueri recebeu investimentos superiores a R$ 50 milhões no início de 2025, com reformas realizadas pela presidente Leila Pereira. O estádio sediou 2 clássicos estaduais do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro neste ano, contra São Paulo e Corinthians.

A interdição não afeta competições organizadas pela CBF ou pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que poderão continuar sendo realizadas no local. A FPF também vetou outros 3 estádios nesta semana: o CT do Red Bull Bragantino, o Estádio Municipal Carlos Ferracini em Caieiras e o Estádio Prefeito José Liberatti em Osasco.

O Palmeiras já havia disputado uma partida sem público na Arena Barueri em 14 de maio, contra a Ferroviária, pela segunda rodada do Paulistão Feminino, citando o mesmo motivo das obras. A FPF afirma que não houve liberação para essa partida e que qualquer clube que realize jogos sem público estará descumprindo o regulamento e sujeito a sanções.

Em nota oficial, a FPF declarou: “A Federação Paulista de Futebol esclarece que recebeu ofício da Sociedade Esportiva Palmeiras, no dia 16 de maio, informando que a Arena Barueri passa por obras e que o estádio está impossibilitado de receber jogos com público, ao menos até o final de junho. De acordo com o Regulamento Geral de Competições da FPF (Art. 8º), não é permitida a realização de partidas sem a presença de público.”





Source link