Clubes da LFU foram desrespeitados em eleição da CBF, diz Sport

Clubes da LFU foram desrespeitados em eleição da CBF, diz Sport


Yuri Romão critica ausência de diálogo no processo eleitoral e questiona sistema de votação que favorece federações estaduais

Yuri Romão, presidente do Sport, criticou em uma entrevista a jornalistas na 3ª feira (20.mai.2025) a falta de diálogo com os clubes da LFU (Liga Forte União) no processo eleitoral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que tem Samir Xaud como candidato único.

“A gente se sente desrespeitado. Clubes da Série A e B não foram chamados para qualquer conversa. Então, ora, a chapa está pronta e dizem: ‘a chapa é essa, tu vem?’ Não é assim que funciona”, afirmou o dirigente.

O descontentamento se dá depois da saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e o lançamento da candidatura de Xaud, atual presidente da Federação de Futebol de Roraima, que lidera a chapa “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização”.

Outros clubes, como Internacional, Fluminense e Fortaleza — e até integrantes da Libra, como Atlético-MG e São Paulo — também demonstraram incômodo. Eles apoiavam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol).

  • Clubes da Libra: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Vitória, Paysandu, Remo, ABC, Guarani e Sampaio Corrêa.
  • Clubes da LFU: Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco, Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense.

O pleito segue o estatuto de 2017, que exige o apoio mínimo de 8 federações estaduais e 5 clubes para o registro de uma chapa. Samir Xaud reuniu o apoio de 25 federações — com exceção só de São Paulo e Mato Grosso — além de 10 clubes que compõem o colégio eleitoral.

Já Reinaldo Carneiro Bastos conseguiu a adesão de 29 clubes, mas só duas federações, o que inviabilizou sua candidatura.

Pelo estatuto da CBF, cada uma das 27 federações estaduais tem peso 3 no colégio eleitoral; os 20 clubes da Série A têm peso 2; e os 20 da Série B, peso 1. Com isso, as federações somam 81 votos em um universo de 141 — o que concentra mais da metade da influência na escolha.

“Parece que a chapa foi lançada com 25 federações. Agora, eu pergunto: qual o peso disso? Quem são os protagonistas do futebol no Brasil e no mundo? São os clubes. Mandamos uma carta ontem dizendo que queremos mexer na paridade do voto. Se é para ganhar eleição, que seja de forma democrática. E agora chegou o momento de Libra e LFU se unirem e formar a Liga”, declarou Romão.

A eleição está marcada para domingo (25.mai), às vésperas da 1ª convocação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira. Conforme o edital, a 1ª chamada está prevista para as 10h30, e a 2ª, às 11h30.

Ancelotti divulgará a lista de convocados na 2ª feira (26.mai).





Source link