Atualização foi divulgada no Boletim Macrofiscal e reflete novas projeções para a produção agropecuária, além de um crescimento esperado de 1,6% no primeiro trimestre do ano

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) revisou suas previsões para o crescimento do PIB brasileiro, elevando a estimativa de 2,3% para 2,4% em 2025. Essa atualização foi divulgada no Boletim Macrofiscal e reflete novas projeções para a produção agropecuária, além de um crescimento esperado de 1,6% no primeiro trimestre do ano. Embora a previsão de crescimento tenha sido ajustada para cima, a SPE alerta para uma possível desaceleração econômica no segundo semestre. Para o ano de 2026, a expectativa de crescimento permanece em 2,5%, enquanto a projeção de inflação, que antes era de 3,5%, agora foi elevada para 3,6%.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As revisões também afetaram as estimativas para os diferentes setores da economia. A agropecuária teve sua previsão aumentada de 6% para 6,3%, enquanto a indústria se manteve em 2,2%. Já o setor de serviços viu sua projeção subir de 1,9% para 2%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deve encerrar o ano com uma variação de 4,9%. Além disso, a previsão para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada para baixo, passando de 5,8% para 5,6%. Os dados apresentados no Boletim Macrofiscal são fundamentais para a elaboração do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que será publicado em breve, oferecendo uma visão mais detalhada sobre a situação econômica do país.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA