Fabricante chinesa também lançará carro elétrico e o smartphone 15S Pro durante evento na 5ª feira (22.mai), em Pequim
A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi anunciou nesta 2ª feira (19.mai.2025) que vai lançar seu 1º chip móvel de 3 nanômetros, o Mi Mix O1, durante evento em Pequim na 5ª feira (22.mai). Além disso, afirmou que planeja um investimento de US$ 7 bilhões em design de chips ao longo da próxima década, começando em 2025.
Segundo o CEO da marca, Lei Jun, em seu perfil da rede social chinesa Weibo, a empresa também lançará o SUV elétrico YU7 e o smartphone Xiaomi 15S Pro. “Há muitos novos produtos importantes desta vez”, afirmou.
Lei Jun afirmou que a Xiaomi já investiu 13,5 bilhões de yuans (US$ 1,87 bilhão) em desenvolvimento de chips, considerado um avanço significativo no ramo de semicondutores chinês. “Já faz 11 anos que iniciamos nossa jornada de pesquisa e desenvolvimento de chips”, disse.
O novo chip, além de dar a Xiaomi vantagem competitiva no mercado chinês, faz parte dos esforços do país para alcançar autossuficiência em semicondutores por causa das tensões com os Estados Unidos.
Com a notícia, as ações da Xiaomi subiram 2,65%. Além disso, a empresa liderou o mercado chinês de smartphones no 1º trimestre de 2025 com 13,3 milhões de unidades vendidas. No setor de veículos elétricos, depois do sucesso do modelo SU7 Ultra, a meta de entregas para 2025 subiu para 350.000 unidades, segundo informações do Wall Street Journal.