Comitê da Câmara dos EUA aprova pacote fiscal de Trump

Comitê da Câmara dos EUA aprova pacote fiscal de Trump


Medida apoiada pelo presidente norte-americano teve votação apertada; texto deve seguir para o plenário ainda nesta semana

O Comitê de Orçamento da Câmara dos Estados Unidos aprovou no domingo (18.mai.2025), o pacote de cortes chamado pelo presidente Donald Trump (Republicano) de Beautiful Bill (Belíssimo projeto de lei, em tradução livre). A aprovação se deu em uma rara votação noturna, na qual a medida foi aprovada com 17 votos a favor, contra 16.

O projeto tem como objetivo estender, permanentemente, os cortes de imposto de renda aprovados em 2017, ainda durante o 1º mandato de Trump. O texto também propõe reduções temporárias das taxas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos. O pacote fiscal estipula ainda grandes aumentos nos gastos com defesa e segurança nas fronteiras.

Críticas ao projeto, inclusive por integrantes republicanos e do comitê para um Orçamento federal responsável, apontam para um acréscimo de cerca de US$ 3,3 trilhões na dívida pública dos EUA na próxima década, o que levanta preocupações sobre a sustentabilidade fiscal das propostas.

O governo Trump tentou aprovar o projeto na Comissão de Orçamento da Câmara pela 1ª vez na 6ª feira (16.mai), mas 5 republicanos votaram contra o Beautiful Bill. Entre eles está o texano Chip Roy, que alegou que a medida de Trump “não cumpre” o que os republicanos afirmaram que a proposta cumpriria “no que diz respeito aos deficits“. No mesmo dia, Trump fez um apelo aos colegas de partido: “Parem de falar e ajam logo”.





Source link