Com entrada gratuita, o evento será realizado na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94, República), no fim de semana dos dias 24 e 25 de maio, como parte da programação da Virada Cultural

A primeira edição da Virada Cultural Literária de São Paulo – Virada Lusófona acontece no fim de semana dos dias 24 e 25 de maio, como parte da programação da Virada Cultural 2025. Realizado integralmente na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94, República), o evento é aberto ao público e busca “celebrar a literatura em língua portuguesa como um território de encontros, resistência e transformação”, descreve o comunicado da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.
Com curadoria de José Manuel Diogo e Tom Farias, a programação conta com autores como Itamar Vieira Junior, Leandro Karnal, Paulo Lins, Bruna Lombardi, Luciany Aparecida, Andréa Del Fuego, João Silvério Trevisan, Antônio Prata, Giovanna Madalosso e mais.

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
São quatro mesas de conversa no sábado (24), e uma com início à meia-noite de domingo (25). Durante a madrugada, acontecem slams e recitais com vozes poéticas emergentes. O dia amanhece com a exibição do documentário “O Avô na Sala de Estar: A Prosa Leve de Antonio Candido”, e um café da manhã literário.
Ao longo do domingo (25), acontecem mais sete mesas. A programação encerra com uma entrevista da jornalista Joyce Ribeiro com o escritor Itamar Vieira Junior, conversa que abordará memória, território, resistência e o lugar da literatura na reinvenção do Brasil profundo. O evento também terá atividades paralelas como sessões de autógrafos, feira de troca de livros, instalações sensoriais e projeções de vídeo na fachada da Biblioteca.
A Virada Cultural 2025 marca a 20ª edição do megaevento paulistano. Mais de mil atrações serão distribuída em todas as regiões da cidade. Entre os shows, realizados em 21 palcos, estão artistas como Iza, Alceu Valença, Sepultura, João Gomes, Vanessa da Mata e vários outros.
Virada Cultural Literária 2025: veja a programação completa
Sábado, 24 de maio
- 18h – Mesa 1: São Paulo começa a girar, com José Manuel Diogo, Guilherme Borba, Tom Farias e Flávio Hélder
- 19h30 – Mesa 2: A Cidade que Vive, com Eugênio Bucci, João Paulo Cuenca e José Manuel Diogo
- 21h – Mesa 3: As Estações do Corpo, com Leandro Karnal, Simone Az e Rosane Borges
- 22h30 – Mesa 4: A Cidade que Escreve, com Andréa Del Fuego, Paulo Lins e Antoune Nakkhle
Domingo, 25 de maio
- 00h – Mesa 5: O Tempo nos Olhos dos Outros, com Xico Sá, Lucianny Aparecida e Semayat de Oliveira
- 1h30 – Madrugada Poética, com Sérgio Vaz, Elizandra Souza, Ryane Leão, Akins Kintê, Luz Ribeiro, Binho, Alice Ruiz e Esmeralda Ribeiro (coordenação de Mel Duarte)
- 3h30 às 6h – Slam do 13, com Caio Feitoza, Jéssica Campos, Maitê Costa, Santos Drummond e Thiago Peixoto
- 6h – Exibição de documentário: O Avô na Sala de Estar: a Prosa Leve de Antonio Candido
- 7h – Pão Nosso Literário, instalação comestível inspirada na obra de Mário de Andrade (curadoria de Ricardo Magalhães)
- 8h – Mesa 6: Pequenas Galáxias do Cotidiano, com Amora Moira, Marco Haurélio e Rodrigo Casarin
- 9h30 – Mesa 7: Livros que andam nas mãos do povo, com Bruna Lombardi, João Silvério Trevisan e Francis Manzoni
- 11h – Mesa 8: O Fim da Noite Não Existe, com Trudruá Dorrico, José Manuel Diogo e André Diasz
- 12h30 – Mesa 9: E se a Terra parasse?, com Antônio Prata, Ilana Trombka e Angélica Ferrarez
- 14h00 – Mesa 10: A Palavra é o Sol, com Calila da Mercês, Renato Janine Ribeiro e Giovanna Madalosso
- 15h30 – Mesa 11: Uma Orquestra Literária, com Flavio Flu Santos, Marcelo Fornasier e Mauro Dahmer (mediação visual); direção de Paulo Scott
- 17h – Mesa 12: Última Volta do Sol, Joyce Ribeiro entrevista Itamar Vieira Junior; apresentação de Tom Farias
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira