Produto da FB Manipulação não tem autorização para ser fabricado ou vendido; o uso do remédio exige prescrição médica
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu nesta 4ª feira (14.mai.2025) a fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto “Metbala”, uma bala tipo gummy à base de tadalafila fabricada pela empresa FB Manipulação Ltda.
O produto não tem registro junto à agência e a empresa não tem autorização para produzir medicamentos. A proibição vale também para pessoas físicas ou jurídicas e veículos de comunicação que promovam ou vendam o item. Leia a íntegra da publicação no Diário Oficial da União (PDF – 106 kB).
A tadalafila é indicada para o tratamento de disfunção erétil e o uso exige prescrição médica. O registro na Anvisa assegura que o medicamento passou por avaliação de segurança, eficácia e qualidade. Só farmácias e drogarias estão autorizadas a comercializar medicamentos registrados.
A Anvisa alertou ainda sobre os riscos da automedicação e o uso de produtos irregulares. A veiculação de propaganda desses itens configura infração sanitária e pode resultar em penalidades, incluindo multas.