INSS notifica aposentados sobre descontos associativos a partir desta terça-feira

INSS notifica aposentados sobre descontos associativos a partir desta terça-feira


Avisos serão enviados a 9 milhões de beneficiários afetados, que deverão indicar se autorizaram ou não a cobrança para poder solicitar a devolução

nos benefícios concedidos pelo INSS
Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS,

Nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas receberão uma notificação do INSS sobre descontos relacionados a associações e sindicatos em seus benefícios. Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS, que exige que o usuário esteja cadastrado. Para mais informações, os segurados podem entrar em contato pelo telefone 135.

A partir de quarta-feira (14), os aposentados que identificarem descontos indevidos poderão solicitar o reembolso através do Meu INSS. Essa devolução se aplica a valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. O INSS está considerando a possibilidade de utilizar agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal para facilitar o atendimento aos beneficiários.

Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, detalhou que a consulta sobre os descontos será realizada em duas etapas. Primeiro, os segurados serão informados sobre a existência dos descontos, e, em seguida, na quarta-feira, poderão conferir o montante a ser devolvido. É importante ressaltar que o processo de reembolso não será automático; o aposentado precisará declarar que não autorizou os débitos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Caso seja confirmado que não houve autorização para os descontos, o reembolso será processado. As entidades responsáveis pelos descontos devem comprovar a filiação ao INSS; caso contrário, terão que ressarcir o INSS, que, por sua vez, efetuará o pagamento diretamente na conta do aposentado.

Os aposentados são orientados a não compartilhar informações pessoais em ligações ou links suspeitos, uma vez que o INSS não realizará contatos por esses meios. É fundamental que os beneficiários fiquem atentos e protejam seus dados para evitar fraudes.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 





Source link