Moraes rejeita pedido de Carla Zambelli para suspender ação penal com base em precedente de Ramagem

Moraes rejeita pedido de Carla Zambelli para suspender ação penal com base em precedente de Ramagem


O ministro do STF alega que o artigo 53 da Constituição Federal, usado para suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem, não pode ser aplicado ao caso da parlamentar

Vinicius Loures/Câmara dos DeputadosA deputada federal Carla Zambelli no plenário da Câmara
Maioria da Primeira Turma do STF já votou para condenar deputada federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido da deputada Carla Zambelli para suspender a ação penal contra ela. O ministro do STF alega que o artigo 53 da Constituição Federa, usado para suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem, não pode ser aplicado ao caso da parlamentar. A Primeira Turma do STF já se posicionou favoravelmente à condenação da deputada, que enfrenta acusações de falsificação de documentos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O processo contra Zambelli, que também envolve Walter Delgatti, já teve a instrução processual concluída, o que impede a Câmara dos Deputados de intervir no caso. Moraes ressaltou que os crimes atribuídos à deputada ocorreram antes de sua diplomação, o que reforça a impossibilidade de qualquer ação legislativa neste momento. Os advogados de Zambelli, por sua vez, defendem que o PL enviou no dia 29 de abril um ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pedindo para a Casa analisar a ação penal, mas que isso ainda não ocorreu.

As acusações contra Zambelli e Delgatti incluem a inserção de documentos falsos no sistema do CNJ, entre os quais se destaca um mandado de prisão forjado contra o próprio ministro Moraes. A situação já resultou em uma manifestação da maioria da Turma, que se posicionou pela condenação de Delgatti a uma pena de oito anos de prisão. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação e foi acompanhado por Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Falta apenas o voto de Luiz Fux.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos





Source link