Governo busca mais investimento chinês para “Norte Conectado”

Governo busca mais investimento chinês para “Norte Conectado”


Ministro das Comunicações apresenta programa de expansão de internet de banda larga para 400 empresários em Pequim

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou a 400 empresários nesta 2ª feira (12.mai.2025) o Programa Norte Conectado no Seminário Econômico Brasil-China, realizado em Pequim. Em sua fala, disse que a cooperação entre os países tem potencial para expandir a conectividade de banda larga em comunidades remotas no Norte do Brasil.

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do Governo Federal para expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da instalação de cabos de fibra óptica subfluviais nos leitos dos rios.

O ministro afirmou que o Brasil está em um momento de ampliação da infraestrutura de conectividade, o que abre janelas de oportunidades para mais investidores internacionais.

“Já temos bons exemplos em andamento: a empresa chinesa ZTE, por exemplo, participa do programa Norte Conectado, fornecendo equipamentos estratégicos para as infovias da Amazônia. É uma demonstração clara de como a parceria Brasil-China pode gerar resultados concretos e levar conectividade a regiões antes isoladas do país”, disse.

Siqueira Filho também citou o potencial do Brasil como mercado consumidor e produtor de soluções digitais. Segundo ele, o governo brasileiro vem promovendo um ambiente regulatório estável e seguro, com marcos legais claros e políticas públicas alinhadas à transformação digital.

“O Brasil está pronto para quem quer crescer junto. E o Ministério das Comunicações está à disposição para construir essas pontes […] Com isso, a gente vai conseguir desdobrar futuramente as oportunidades que o Brasil tem para gerar mais empregos, levar mais serviços e a gente poder fazer as entregas da política pública de inclusão digital, novas tecnologias para o povo brasileiro”, disse.

TV 3.0

O Brasil apresentou ainda a implantação da TV 3.0, que começa a ser testada em algumas cidades brasileiras.

O ministério planeja que a implementação seja realizada ainda em 2025. O plano é que o sistema funcione nacionalmente até a próxima edição da Copa do Mundo, em junho de 2026.

A TV 3.0 é uma versão atualizada do SBTVD-T (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre). Mistura a transmissão de TV aberta com recursos da internet. Na prática, transforma os aparelhos de televisão num sistema smart.

A visita oficial do ministro à China junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma tentativa de fortalecer laços diplomáticos e ampliar as relações comerciais e tecnológicas entre os países.





Source link