Quase metade dos brasileiros devem comprar presentes de Dia das Mães, aponta pesquisa

Quase metade dos brasileiros devem comprar presentes de Dia das Mães, aponta pesquisa


Levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a PiniOn também mostrou que enquanto 32% dos consumidores não devem comprar nada, outros 21% ainda estão indecisos

CESAR CONVENTI/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOLojas colocam anúncios da Black Friday
Os itens mais populares para presentear as mães incluem vestuário, calçados e acessórios

Uma pesquisa nacional divulgada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela PiniOn revela que quase metade dos brasileiros planeja comprar presentes para o Dia das Mães em 2025. O levantamento indica que 46,7% dos entrevistados pretendem presentear suas mães, enquanto 32% não têm essa intenção e 21% ainda estão indecisos. A pesquisa, que abrange todo o território nacional, mostra uma leve redução no número de indecisos em comparação com anos anteriores, além de um pequeno aumento tanto entre os que planejam comprar presentes quanto entre os que não pretendem.

Os itens mais populares para presentear as mães incluem vestuário, calçados e acessórios, com 53% dos entrevistados optando por essas categorias. Perfumes e cosméticos seguem de perto, com 43% das preferências, enquanto móveis e eletrodomésticos são escolhidos por 25% dos consumidores. Flores e chocolates também são opções populares, com 27% das intenções de compra. Em termos de gastos, 76,7% dos entrevistados planejam desembolsar entre R$ 50 e R$ 600, com 39,7% dispostos a gastar mais do que no ano anterior, enquanto 34% pretendem economizar.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A pesquisa também destaca que 43,7% das compras serão realizadas em pequenos estabelecimentos, e 61% dos consumidores preferem adquirir os presentes de forma presencial. Com o comércio de rua e shoppings abrindo suas portas, espera-se uma movimentação significativa neste sábado, véspera do Dia das Mães. A data é a segunda mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, e a expectativa é de que contribua para um aumento nas vendas, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por muitos consumidores.

*Com informações de Beatriz Manfredini 

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link