Governo de São Paulo promove mobilização estadual de vacinação contra a gripe neste sábado (10/5)
Neste sábado (10/5), o Governo de São Paulo promove o Dia D de vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o foco está em ampliar a cobertura vacinal de 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com comorbidades, em mais de 600 municípios.
Também estão incluídos profissionais da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, do setor portuário, além da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Veja as fotos
Ainda segundo a Secretaria da Saúde, a vacina contra a gripe já integra o calendário de imunizações. No entanto, ações como o Dia D são consideradas essenciais para ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos mais vulneráveis a complicações graves e até mortes causadas pela doença, como pessoas com comorbidades ou outras condições clínicas preexistentes.
Até o momento, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários no estado é de apenas 16,1%, e a meta do governo é alcançar 90% com a mobilização: “Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, a diretora Tatiana Lang D’Agostini reforça a importância do imunizante.
Para participar, é importante verificar como a ação será realizada em cada município e quais os requisitos para receber a vacina, como a carteira de vacinação e documento com CPF. Em Osasco, por exemplo, haverá drive-thrus, além da aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já em Jundiaí, a vacinação ocorrerá em clínicas e também nas UBSs.