Cerimônia será realizada no gabinete da Direção Nacional do partido na 6ª feira (8.mai), às 15h; o governador do Rio Grande do Sul estava no PSDB há 24 anos
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, hoje no PSDB, irá se filiar ao PSD na 6ª feira (9.mai.2025). A cerimônia será realizada no gabinete da direção nacional do partido, em São Paulo, às 15h. Estava no partido havia 24 anos.
Em 1º de maio, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que o governador gaúcho seria pré-candidato à Presidência caso se filiasse ao partido. Ele travaria uma disputa interna com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Leite já deixou claro que tem disposição para uma candidatura à Presidência em 2026. Estava aguardando o desfecho da fusão do PSDB com o Podemos para decidir o seu rumo político.
À época, disse que, a partir da decisão do seu atual partido, teria a clareza sobre qual caminho seguir. Isso porque seu nome também é cogitado ao Senado. Atualmente, o PSD detém uma das maiores bancadas da Casa Alta, o que facilitaria a negociação de comissões e relatorias de projetos importantes.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, havia dito que a prioridade do partido em 2026 seria lançar um candidato próprio à Presidência. Leite era a principal aposta.