James Foley, veterano diretor de Hollywood conhecido por comandar dois filmes da trilogia “Cinquenta Tons de Cinza”, morreu aos 71 anos, conforme noticiou a The Hollywood Reporter. Segundo a publicação, Foley faleceu no início da semana. Ele enfrentava um câncer no cérebro.
Ele iniciou sua carreira no cinema nos anos 1980, com o filme “Reckless”, e logo se destacou dirigindo videoclipes, especialmente para Madonna. Foi responsável por sucessos como “Live to Tell”, “Papa Don’t Preach”, “True Blue”, entre outros que marcaram época.
Veja as fotos
Foley ganhou reconhecimento internacional ao adaptar para o cinema a peça “Glengarry Glen Ross”, de David Mamet. O longa contou com grandes nomes como Al Pacino, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Jack Lemmon, e rendeu a Pacino uma indicação ao Oscar.
Nos últimos anos, Foley voltou aos holofotes dirigindo “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade”. Seu currículo ainda inclui episódios das séries “Billions”, “House of Cards”, “Hannibal”, além da cultuada “Twin Peaks”.
De acordo com o IMDb, o diretor estava envolvido no desenvolvimento de uma série sobre Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev antes de falecer. Ainda não se sabe o futuro do projeto.