Novo presidente do instituto afirma que a comunicação para quem não sofreu descontos indevidos será realizada nesta 5ª feira (8.mai)
O novo presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller, disse nesta 5ª feira (8.mai.2025) que o órgão vai comunicar os brasileiros afetados pelos descontos indevidos por sindicatos e associações na 3ª feira (13.mai.2025).
Segundo ele, a comunicação oficial será realizada só por meio da plataforma Meu INSS. Recomenda-se que os cidadãos desconfiem de eventuais mensagens via WhatsApp, SMS ou ligação.
Waller detalhou o plano nesta 5ª feira (8.mai) durante entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo ele, o instituto informará ainda hoje os cidadãos não afetados pelas fraudes. Estima-se que 27 milhões de pessoas receberão os informativos.
Assista:
Leia o calendário planejado pelo governo:
- 8.mai – comunicação para quem não foi afetado;
- 13.mai – divulgação de informações aos beneficiários que tiveram algum desconto associativo;
- 14.mai – serão disponibilizados 2 canais para detalhar qual associação fez o desconto e quanto foi o valor.
Uma investigação da Polícia Federal mostrou em abril que associações e sindicatos conseguiram aproximadamente R$ 6,5 bilhões por meio de um esquema de retenção indevida de 2019 a 2024.
Esta reportagem receberá atualizações.