Ministro da Agricultura cita rapidez da resposta e espera normalização da situação até 19 de junho
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta 3ª feira (27.mai.2025) que o foco da gripe aviária, em Montenegro (RS), está “contido”.
“Apesar de estarmos no 5º dia útil depois da desinfecção total da granja e 15 dias do aparecimento do foco, eu posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, declarou em sessão do CRA (Comissão de Agricultura) do Senado.
Ele afirmou que, dada a “rapidez da propagação e a letalidade do vírus”, novos casos letais poderiam surgir em 4 ou 5 dias, mas isso não foi registrado.
Sobre a confirmação em aves de um zoológico em Sapucaia do Sul (RS) e em aves ornamentais em Mateus Leme (MG), o ministro afirmou tratar-se de casos “naturais”.
“Já tivemos nestes 2 anos, 169 casos em animais silvestres. O Brasil faz parte da rota migratória do hemisfério Sul para o hemisfério Norte. A medida que os animais que fazem essa rota tenham contaminação. Vai aparecer casos em animais silvestres”, disse.
Segundo o ministro, a situação será normalizada em 22 dias, quando acaba o prazo de 28 dias, contados a partir de 22 de maio, data posterior à desinfecção completa da granja em Montenegro.
MERCADOS RESTRITOS
No comércio internacional, a China suspendeu as compras de carne de frango de todo o Brasil. Emirados Árabes Unidos e Japão restringiram as importações à região de Montenegro. Já a Arábia Saudita estendeu a suspensão a todo o estado do Rio Grande do Sul.