Samir Xaud descarta mudar a cor do uniforme para vermelho; ele concedeu entrevista a jornalistas no dia de sua eleição
Em entrevista a jornalistas neste domingo (25.mai.2025), o novo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud, afirmou que a “camisa brasileira é verde e amarela”.
Os rumores sobre mudança da cor da camisa para vermelho surgiu depois de o portal especializado inglês Footy Headlines ter publicado, na 2ª feira (28.abr.2025), uma reportagem sobre a possível alteração no uniforme da seleção. Em 29 de abril, a CBF publicou uma nota oficial negando a informação. “Os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos”, disse na época. Xaud reforçou o posicionamento neste domingo (25.mai).
Levantamento da Quaest divulgado em 30 de abril mostrou que 90% das menções analisadas nas redes sociais foram contrárias à mudança de cor no uniforme. Internautas fizeram memes.
Veja a íntegra da nota depois da atualização:
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção. A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto (os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos) e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.”
O dirigente da Federação de Futebol de Roraima foi candidato único, substituindo Ednaldo Rodrigues, que foi afastado pela Justiça do Rio. Teve 103 dos 141 votos. Comandará até 2029 a entidade que teve faturamento recorde em 2024, de R$ 1,5 bilhão.
Xaud contou com grande apoio: 25 das 27 federações estaduais declararam voto nele, além de clubes como Palmeiras, Vasco e Grêmio. Sua eleição, no entanto, ficou marcada pelo boicote de 21 dos 40 clubes das Séries A e B, que não participaram da votação em protesto contra o atual modelo de governança da entidade.
Leia mais: