Trump sugeriu que Argentina invadisse o Chile, diz Macri

Trump sugeriu que Argentina invadisse o Chile, diz Macri


Ex-presidente argentino fez a afirmação durante fórum na Espanha; relacionou fala a outras declarações do republicano sobre anexações

O ex-presidente argentino Mauricio Macri (Proposta Republicana) afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), sugeriu em 2018 que a Argentina invadisse o Chile para ter acesso ao Oceano Pacífico. A declaração foi feita durante o Fórum do GDL (Grupo Democracia e Liberdade) na Espanha, segundo divulgação do El País neste sábado (24.mai.2025).

Macri disse que Trump teria feito o comentário em 2018, durante sua visita oficial a Buenos Aires para a cúpula do G20, quando ambos observavam um mapa da Argentina no gabinete presidencial. O republicano teria notado uma faixa à esquerda do mapa e questionado sobre a área.

“Conhecendo-o, ele meio que fala sério, meio que fala na brincadeira”, disse Macri sobre a sugestão de Trump. O ex-presidente argentino acrescentou que “todo mundo riu ali” do comentário.

Macri destacou sua longa amizade com o norte-americano. “Quando o conheci, na época, eu tinha 24 anos, enquanto o americano tinha 38”, disse. O argentino descreveu Trump como “um amigo” e contou o episódio como “uma anedota que mostra como é o meu amigo”.

O ex-mandatário argentino também relacionou esse episódio com declarações posteriores de Trump sobre anexar territórios. “Depois, com o passar dos anos e a gente ouvindo Canadá, Groenlândia… Isso me soa familiar”, declarou.

Em dezembro de 2024, Trump publicou em sua rede social Truth Social que gostaria de transformar o Canadá no “51º estado” dos EUA (Estados Unidos). O republicano também afirmou que os EUA deveriam retomar o controle do Canal do Panamá, classificando a situação atual como um “roubo” e descrevendo o local como “um bem nacional vital”.

Em janeiro deste ano, Trump voltou a insistir na aquisição da Groenlândia, afirmando que “a propriedade e o controle” da ilha “são uma necessidade absoluta”. O governo da Dinamarca respondeu que o território “não está à venda”.

No livro “The Divider”, os jornalistas Peter Baker e Susan Glasser documentam o interesse de Trump pela Groenlândia. “Eu adoro mapas. E sempre pensei: ‘Olhe o tamanho disso. É imenso, deveria fazer parte dos Estados Unidos”, disse Trump aos jornalistas em 2019, durante entrevista antes da publicação do livro.





Source link