Fifa adota preços dinâmicos para ingressos da Copa de 2026

Fifa adota preços dinâmicos para ingressos da Copa de 2026


Sistema fará valores variarem conforme a demanda e será aplicado aos milhões de ingressos disponibilizados a partir do 3º trimestre de 2025

A Fifa implementará um sistema de preços dinâmicos para a venda de ingressos da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, segundo as informações divulgadas pelo Times na 4ª feira (21.mai.2025).

A organização máxima do futebol mundial utilizará essa estratégia, na qual os valores variam conforme a demanda, para os milhões de ingressos que serão disponibilizados ao público a partir do 3º trimestre de 2025.

O modelo de precificação dinâmica faz com que os valores aumentem quando há maior procura por determinado evento. As alocações de ingressos destinadas aos países participantes da Copa, voltadas para clubes oficiais de torcedores, não terão esse sistema de precificação.

A Fifa busca maximizar a receita com a venda de ingressos para o torneio mundial. Toda a arrecadação vinda da comercialização de entradas será destinada à entidade, não aos estádios ou organizadores locais.

O Mundial de 2026 terá jogos distribuídos entre Estados Unidos, México e Canadá. Cerca de 6,5 milhões de ingressos deverão ser vendidos para as 104 partidas envolvendo 48 seleções participantes do torneio.

A estratégia de preços dinâmicos afetará principalmente os torcedores comuns que desejam assistir aos jogos da Copa. O sistema pode resultar em valores mais altos, dificultando o acesso de torcedores com menor poder aquisitivo.

A organização já utiliza o sistema de preços dinâmicos para a Copa do Mundo de Clubes de 2025, que acontecerá nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de julho.

Nos Estados Unidos, eventos esportivos de grande porte como o Super Bowl adotam esse modelo de precificação. Em 2025, o preço médio dos ingressos para a final do campeonato da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) foi de US$ 6.900. Na edição de 2024, o valor médio chegou a US$ 8.000.

Ainda não está definido se a mesma abordagem será aplicada para os jogos que serão realizados no México e no Canadá, países que também sediarão partidas do Mundial de 2026.

Quando questionada sobre os planos de venda de ingressos para a Copa do Mundo, a Fifa não confirmou a estratégia. Um porta-voz da entidade declarou ao Times: “As vendas de ingressos para a Copa do Mundo da Fifa 2026 devem começar no 3º trimestre de 2025 pelo site da Fifa. Mais detalhes serão divulgados oportunamente”.

O sistema de preços dinâmicos tem recebido críticas. Ronan Evain, diretor-executivo da FSE (Football Supporters Europe), disse ao Times que “preços dinâmicos não pertencem ao futebol porque são uma exploração da lealdade dos torcedores”.

“Já vimos isso na Copa do Mundo de Clubes e seria um fiasco para a Fifa usá-lo na Copa do Mundo. Já será uma Copa do Mundo muito cara para os torcedores. A Fifa não precisa do dinheiro extra e deveria manter os custos que pode controlar no ponto mais baixo possível, não tentando lucrar com preços altos de ingressos. A UE já está analisando o sistema… e várias tentativas de introduzi-lo no futebol”, declarou.





Source link