Haddad recua e revoga parte da decisão de aumentar IOF

Haddad recua e revoga parte da decisão de aumentar IOF


Ministério volta atrás e mantém alíquota zerada para aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior; a decisão foi tomada em reunião com a Casa Civil

O Ministério da Fazenda anunciou na noite desta 5ª feira (22.mai.2025) um recuo em parte do decreto que muda as regras para o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Uma das principais mudanças é a manutenção da alíquota para aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior. Ou seja, não haverá cobrança na modalidade.

A decisão foi tomada em reunião no Palácio do Planalto com a Casa Civil, segundo apurou o Poder360. Trata-se de uma derrota para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A mudança vem pouco mais de 6 horas depois de a equipe econômica anunciar as regras na tentativa de injetar R$ 20,1 bilhões nos cofres públicos em 2025.

Em termos técnicos, a Fazenda vai restaurar um decreto (6.306 de 2007) que determina imposto zero para “as operações de câmbio, de transferências do e para o exterior, relativas a aplicações de fundos de investimento no mercado internacional”.


Esta reportagem receberá mais informações.





Source link