Escola anuncia homenagem no Dia de Santa Rita, data simbólica escolhida pela própria cantora para celebrar a vida
A Mocidade Independente de Padre Miguel vai transformar Rita Lee em samba-enredo no Carnaval de 2026. A escola anunciou nesta quinta-feira (22/5) que a artista será tema do próximo desfile, com o enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”.
Veja as fotos
O anúncio foi feito no mesmo dia dedicado a Santa Rita de Cássia, data que a própria Rita escolheu como seu “aniversário afetivo”. Embora tenha nascido em 31 de dezembro de 1947, a artista preferia celebrar a vida em 22 de maio, em sintonia com o espírito contestador e poético que sempre guiou sua história.
Em sintonia com a irreverência da cantora, a Mocidade promoveu uma ação visual pela cidade para marcar o lançamento do enredo. Óculos gigante, no modelo que virou marca registrada de Rita, apareceram em pontos estratégicos do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, o Museu do Amanhã e o Largo da Carioca.
A proposta do desfile será desenvolvida pelo carnavalesco Renato Lage, que reassumiu o posto na escola para o Carnaval de 2025. Em declaração à TV Globo, Lage destacou a representatividade da cantora: “Rita Lee representa um grito de independência musical, estética e de comportamento.”
A escolha da artista como tema reforça o movimento de exaltação de figuras da cultura nacional que marcarão a folia de 2026. Rita se junta a nomes como Ney Matogrosso, enredo da Imperatriz Leopoldinense; a carnavalesca Rosa Magalhães, homenageada pelo Salgueiro; e o mestre de bateria Ciça, tema da Unidos do Viradouro.