Ariel Szarfsztejn, atual presidente da área de comércio eletrônico, substituirá Marcos Galperin, cofundador da companhia, a partir de janeiro de 2026
Marcos Galperin, cofundador do Mercado Livre, deixará o cargo de CEO da companhia em 31 de dezembro de 2025. A empresa comunicou na 4ª feira (21.mai.2025) que Ariel Szarfsztejn, atual presidente da área de comércio eletrônico, assumirá o comando a partir de 1º de janeiro de 2026.
Galperin, de 53 anos, passará a ocupar a posição de presidente executivo do conselho de administração.
O anúncio da mudança na liderança foi feito por meio de documento enviado à SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. A transição acontece depois de Galperin transformar o Mercado Livre na empresa mais valiosa da América Latina com ações em bolsa.
Nascido em Buenos Aires, Galperin fundou o Mercado Livre em 1999 com 3 colegas da Escola de Negócios da Universidade de Stanford. O executivo é considerado o homem mais rico da Argentina e um dos empreendedores mais influentes da região.
Szarfsztejn, de 43 anos, ingressou na companhia em 2017 e assumiu a liderança da área de comércio eletrônico em 2023. O futuro CEO é mestre em administração pela Universidade de Stanford.
Em mensagem nas redes sociais, Galperin declarou: “Tenho absoluta convicção de que Ariel Szarfsztejn é a pessoa certa para liderar esta nova etapa como CEO do Meli”.
A transição na liderança representa uma mudança geracional na gestão da empresa. Analistas do Santander classificaram a movimentação como uma “evolução natural” na trajetória profissional de Galperin. O próprio executivo já havia sinalizado anteriormente que se afastaria do cargo “em algum momento”.
O Mercado Livre possui atualmente um valor de mercado de US$ 131 bilhões. A companhia é considerada a resposta latino-americana a gigantes do comércio eletrônico como Amazon (Estados Unidos) e Alibaba (China).
As ações da empresa, listadas na Nasdaq desde 2007, fecharam o dia do anúncio em um patamar recorde. O mercado reagiu com tranquilidade à notícia, indicando que os investidores estão satisfeitos com a transição e o cronograma estabelecido.
Depois de deixar o cargo de CEO, Galperin assumirá “um papel mais estratégico” como presidente executivo do conselho de administração. Em entrevista à Reuters, realizada em setembro, o cofundador havia afirmado: “Vejo tantas oportunidades no Mercado Livre. Acho que este é o lugar onde enxergo mais possibilidades para o futuro. Se eu fosse começar algo novo, seria dentro do Mercado Livre”.
Não foram divulgados detalhes sobre possíveis mudanças estratégicas que Szarfsztejn poderá implementar depois de assumir o cargo de CEO. Também não foram especificadas quais serão as novas atribuições de Galperin em seu papel como presidente executivo do conselho de administração.