Presidente do Congresso adiou deliberação conjunta entre senadores e deputados sobre vetos de Lula por falta de consenso
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmou nesta 5ª feira (22.mai.2025) que irá marcar uma sessão do Congresso Nacional para 17 de junho para analisar vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ler o requerimento que cria a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Na prática, o senador adiou o encontro conjunto entre senadores e deputados que inicialmente estava previsto para 27 de maio. Ele argumentou que não há consenso a respeito dos vetos entre os líderes das Casas.
Alcolumbre também declarou não considerar “correto” convocar uma sessão do Legislativo só para ler o requerimento –o que, inicia os trabalhos da comissão.
O senador negou que o adiamento seja uma manobra para evitar o começo da CPI para apurar a fraude bilionária em aposentadorias e pensões do INSS. Alcolumbre tem sido cobrado para dar sequência ao colegiado, que pode minar a popularidade do governo Lula.
“Eu não vou fazer uma sessão do Congresso Nacional para fazer a leitura de um requerimento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, não vou fazer com item único, não devo fazer, não acho que é correto fazer”, declarou.
Antes contrários, integrantes da administração petista começaram a aderir à criação da comissão, vista como inevitável. Depois da leitura, cabe aos líderes indicarem seus integrantes e ao presidente instalar a comissão.
A data para a sessão do Congresso ainda precisa ser oficializada pelo Diário Oficial, cuja publicação está prevista para esta 6ª feira (23.mai), às 18h30.