Governador de São Paulo conversou com a Jovem Pan News sobre o lançamento do ‘SuperAção SP’, que pretende romper o ciclo de pobreza de 35 mil famílias em dois anos por meio de planos personalizados

O governo de São Paulo, sob a liderança do governador Tarcísio Gomes de Freitas, lançou o ambicioso programa ‘SuperAção’, com o objetivo de retirar 35 mil famílias da pobreza em um período de dois anos. Este programa combina direitos sociais, transferência direta de renda e inserção produtiva, integrando um total de 29 políticas públicas. As famílias beneficiadas serão identificadas através do Cadastro Único e da Busca Ativa, com um foco especial nas áreas de maior concentração de pobreza. O programa busca compreender as dificuldades enfrentadas por essas famílias, como a falta de creches, escolas de tempo integral, moradia digna e cobertura de saúde, oferecendo uma abordagem individualizada com o auxílio de agentes de superação.
O projeto de lei que institui o programa Superação foi enviado à Assembleia Legislativa e, uma vez aprovado, a implementação está prevista para começar em 60 dias. Um edital já está em andamento para a contratação de gestores dos agentes de superação, que passarão por um treinamento intensivo para garantir a eficácia do programa. Uma das inovações do Superação é a criação de um prontuário eletrônico das famílias atendidas, que será compartilhado com as prefeituras para assegurar uma integração eficiente. O governador destacou que o Superação se diferencia do Bolsa Família, pois vai além da simples transferência direta de renda, focando na capacitação e inserção produtiva das famílias, com incentivos financeiros para capacitação e manutenção no emprego formal.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além de abordar a questão da pobreza, o governador Tarcísio Gomes de Freitas também destacou a sub-representação de São Paulo no Congresso Nacional, ressaltando a importância de o estado servir de exemplo em gestão fiscal e atração de investimentos privados. Ele mencionou iniciativas como a redução de gastos tributários e a busca por eficiência na prestação de serviços públicos. O governador enfatizou que o programa Superação visa não apenas proteger socialmente as famílias, mas também capacitá-las e integrá-las ao setor produtivo, contribuindo para a emancipação e prosperidade das mesmas.
*Com informações de Jornal da Manhã
*Reportagem produzida com auxílio de IA