Enquanto população enfrenta aumento de preços, Taku Eto afirmou que “nunca precisou comprar” o alimento
Taku Eto renunciou ao cargo de ministro da Agricultura do Japão nesta 4ª feira (21.mai.2025), 3 dias depois de fazer declarações consideradas inadequadas sobre o preço do arroz.
Enquanto a população do país enfrenta aumento do preço do alimento, ele disse em um evento político que “nunca precisou comprar arroz”, porque sempre recebeu o produto de graça.
“Fiz um comentário extremamente inapropriado, num momento em que os cidadãos estão sofrendo com o aumento dos preços do arroz”, afirmou Eto a jornalistas, após entregar sua carta de renúncia.
O caso colocou em risco a estabilidade política do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, a menos de 2 meses das eleições de julho. O arroz é um alimento central na dieta da população japonesa.
Desde março, o governo implementa medidas de controle de preços, mas até agora os resultados têm sido limitados. Ainda não se sabe se essas políticas serão mantidas ou revistas com a mudança no comando do Ministério da Agricultura.
A renúncia de Eto é a 1ª baixa no gabinete formado por Ishiba em outubro de 2024. Seu substituto ainda não foi escolhido.