Itália convoca embaixador de Israel após ‘tiros de advertência’ contra diplomatas na Cisjordânia

Itália convoca embaixador de Israel após ‘tiros de advertência’ contra diplomatas na Cisjordânia


Exército israelense reconheceu que suas tropas realizaram os tiros depois que um grupo de diplomatas desviaram da rota aprovada durante uma visita a Jenin, no norte da região ocupada

EFE/EPA/GIUSEPPE LAMIAntonio Tajani
O corpo armado acrescentou que não foram reportados feridos e lamentou “o incômodo causado”

O chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, convocou nesta quarta-feira (21), o embaixador de Israel para exigir “explicações oficiais” depois que o exército israelense realizou disparos de advertência contra um grupo de diplomatas na Cisjordânia. “Acabo de dar instruções (…) para convocar o embaixador de Israel em Roma com a finalidade de obter explicações oficiais sobre o que ocorreu em Jenin”, escreveu no X, após ter denunciado anteriormente ameaças “inaceitáveis”. O exército de Israel reconheceu que suas tropas realizaram “disparos de advertência” depois que um grupo de diplomatas desviaram da rota aprovada durante uma visita a Jenin, no norte da Cisjordânia ocupada.

O corpo armado acrescentou que não foram reportados feridos e lamentou “o incômodo causado” durante a visita da legação, que incluiu diplomatas de China, Japão, México, França, Países Baixos, Itália, Espanha e Romênia. Tajani disse previamente que havia conversado com Alessandro Tutino, o cônsul-geral adjunto da Itália em Jerusalém, que estava “entre os diplomatas presentes durante os disparos perto do campo de refugiados de Jenin”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Instamos ao governo israelense que esclareça imediatamente o que aconteceu. Ameaças contra diplomatas são inaceitáveis”, escreveu o ministro das Relações Exteriores no X. O incidente ocorreu em meio à crescente pressão internacional sobre Israel devido à sua ofensiva implacável na Faixa de Gaza.

*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias





Source link