Cultura brasileira ficou 6 anos sob ataque

Cultura brasileira ficou 6 anos sob ataque


Autor de “Ainda Estou Aqui” recebeu de Lula a Ordem do Mérito Cultural ao lado de Fernanda Torres e Walter Salles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta 3ª feira (20.mai.2025) a Ordem do Mérito Cultural, principal honraria do setor cultural brasileiro, ao escritor Marcelo Rubens Paiva. A cerimônia foi realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio.

Marcelo Rubens Paiva falou sobre a importância da memória como instrumento de resistência. “Acho que a cultura brasileira tem essa força inacreditável que ficou 6 anos sob ataque, em silêncio, quase nas trevas”, afirmou.

A declaração é uma crítica aos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), quando políticas culturais sofreram cortes ou foram esvaziadas.

O livro do escritor “Ainda Estou Aqui” inspirou o filme homônimo dirigido por Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional –a 1ª estatueta do Brasil.

Outras 111 personalidades, incluindo a atriz protagonista do filme, Fernanda Torres, e o diretor, receberam a homenagem.

O longa-metragem conta a história da morte do pai de Marcelo, o ex-deputado federal Rubens Paiva (1929-1971), que foi sequestrado e morto na ditadura militar brasileira (1964-1985). Fernanda Torres interpreta sua mãe, a ativista e advogada Eunice Paiva (1929-2018).

Em seu discurso, Marcelo Rubens Paiva também exaltou a sua mãe, que se especializou na defesa jurídica dos povos indígenas, e citou o papel da arte como ponte para o futuro.

Resgatar a história de uma mulher para falar de democracia, para falar de direitos indígenas, para falar de futuro, de liberdade.

Lula afirmou que, com “Ainda Estou Aqui”, Walter Salles, Fernanda Torres e Rubens Paiva “lançaram luz sobre esse passado que não temos o direito de esquecer e resgataram dentro de nós o orgulho de torcer mais uma vez pelo Brasil”.

Durante o evento, Lula, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente dos Correios, Fabiano dos Santos, lançaram selos em homenagem à família de Marcelo Rubens Paiva.

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

O evento, que homenageou 112 personalidades e 14 instituições, também marcou a reinauguração do icônico Palácio Capanema, fechado há 10 anos e restaurado com dinheiro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Outros homenageados foram o ator Ary Fontoura, a apresentadora de TV Xuxa Meneghel, o cantor e compositor Gilberto Gil, e artistas que já morreram como Marília Mendonça e Paulo Gustavo, que receberam a medalha in memoriam.

Os nomes que receberam a Ordem do Mérito Cultural são reconhecidos em 3 diferentes graus:

  • Grã-Cruz, para as maiores distinções;
  • Comendador, para contribuições de destaque;
  • Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação.

O governo não divulgou os critérios específicos para a seleção dos agraciados nesta edição.





Source link