Fala de Janja sobre TikTok foi pedido de Lula, diz ministro

Fala de Janja sobre TikTok foi pedido de Lula, diz ministro


O chanceler Mauro Vieira declara também que não há previsão de visita de autoridades chinesas para tratar do assunto

O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) afirmou nesta 3ª feira (20.mai.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à primeira-dama Janja da Silva que fizesse a pergunta sobre as políticas do TikTok durante jantar em Pequim com o líder chinês,Xi Jinping.

“Eu estava presente e foi uma menção que o presidente Lula fez e que inclusive pediu auxílio à primeira-dama”, afirmou o chanceler na CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado.

Vieira declarou ainda que não foi feito convite e nem há previsão de visita de autoridades chinesas ao Brasil para discutir o tema. Segundo o ministro, o país precisa regulamentar as redes sociais e depois tratar com o governo chinês a forma como o algoritmo do TikTok é aplicado.

“Tem que haver algum tipo de controle, não se pode deixar, afinal de contas, as plataformas que veiculam tem que ter algum tipo de responsabilidade. Foi nesse sentido, única e exclusivamente, que se mencionou a questão na China”, afirmou Vieira.

Lula ficou irritado com o vazamento à imprensa da pergunta sobre o TikTok feita ao presidente chinês. Disse que o questionamento partiu dele e não de Janja, mas confirmou que sua mulher pediu a palavra para falar durante a reunião.

Na 2ª feira (19.mai), durante participação na abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Janja ironizou o episódio e disse que o “protocolo” do evento promovido pelo governo a deixava falar.

“Eu fico feliz que vocês me convidaram e que eu vou poder falar, que eu não vou precisar ficar calada. O protocolo aqui me deixa falar”, declarou.

No evento, Janja afirmou ainda que falou com o líder chinês pensando na proteção das crianças e adolescentes e que, apesar das críticas, “não calará” sua “voz” sempre que tiver uma oportunidade de tratar sobre o tema.





Source link