Segundo porta-voz, escola e posto de gasolina foram atingidos; israelenses reforçam a ofensiva para controlar o território
A Defesa Civil de Gaza informou, nesta 3ª feira (20.mai.2025), que pelo menos 44 pessoas morreram em novos ataques israelenses no território palestino. Segundo o porta-voz da instituição, Mahmoud Basal, as vítimas eram, em sua maioria, crianças e mulheres.
“As equipes de Defesa Civil transferiram [para hospitais] pelo menos 44 mortos, em sua maioria crianças e mulheres, assim como dezenas de feridos por ataques israelenses em várias áreas do enclave desde 1h (hora local)”, declarou Basal à agência de notícias AFP.
Segundo as informações da Defesa Civil, os ataques foram realizados em territórios civis e área de refugiados. 8 pessoas morreram em um bombardeio contra uma escola que abrigava asilados da Cidade de Gaza. 12 foram mortas em ataque na região central, em Deir al-Balah, outras 15 em um bombardeio contra um posto de gasolina, no campo de refugiados de Nuseirat e 9 em um edifício no campo de Jabaliya.
O Exército israelense não fez comentários imediatos sobre esses ataques.
Israel intensificou os ataques na região no sábado (17.mai), em nova operação contra o Hamas. Em discurso na 2ª feira (19.mai), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o objetivo é tomar controle de “todo o território da Faixa de Gaza“.