Nvidia abre tecnologia NVLink Fusion para fabricantes de chips

Nvidia abre tecnologia NVLink Fusion para fabricantes de chips


Anúncio feito por Jensen Huang em Taipei visa a melhorar comunicação entre processadores em sistemas de inteligência artificial

A Nvidia anunciou que disponibilizará sua tecnologia NVLink Fusion para outros fabricantes de chips, com o objetivo de melhorar a comunicação entre processadores em sistemas de inteligência artificial. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (19.mai.2025) pelo CEO Jensen Huang durante evento em Taipei, Taiwan.

A tecnologia NVLink Fusion permitirá que projetistas de chips construam sistemas de IA personalizados com múltiplos processadores interconectados. Marvell Technology e MediaTek já demonstraram interesse em adotar esta solução para seus projetos de chips customizados.

A NVLink facilita a troca de grandes volumes de dados entre diferentes chips em sistemas de IA. A tecnologia é utilizada em produtos como o GB200 da Nvidia, que combina processadores gráficos Blackwell com um processador Grace.

Durante o evento no Taipei Music Center, local da exposição Computex AI que acontece de 20 a 23 de maio, Huang também anunciou planos para construir uma sede da empresa nos subúrbios ao norte da capital taiwanesa.

A Nvidia transformou-se de fabricante de chips gráficos para videogames em líder no mercado de processadores para inteligência artificial, especialmente após o lançamento do ChatGPT em 2022. Em suas apresentações anteriores, a empresa dedicava grande parte do tempo aos chips gráficos, mas essa abordagem mudou.

A Reuters relatou que a Nvidia está desenvolvendo CPUs compatíveis com o sistema operacional Windows da Microsoft, utilizando tecnologia da Arm Holdings. Na conferência anual de desenvolvedores em março, Huang explicou como a empresa planeja se adaptar às mudanças nas necessidades computacionais.

O cronograma de lançamentos da Nvidia inclui o Blackwell Ultra ainda em 2025, seguido pelos chips Rubin e, posteriormente, pelos processadores Feynman, previstos para 2028. A empresa também lançou o DGX Spark, uma versão desktop de seus chips de IA para pesquisadores, que segundo Huang estará disponível em “algumas semanas”.

A Computex deste ano terá aproximadamente 1.400 expositores e representa o primeiro grande encontro de executivos do setor na Ásia desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas abrangentes para incentivar empresas a aumentarem sua produção em território americano.

No evento do ano passado em Taiwan, a presença de Huang causou o que foi chamado de “Jensanity”, com público e mídia seguindo o CEO com entusiasmo durante a feira.





Source link